Vinicius Miguel denuncia irregularidades em processo seletivo da SESDEC-RO
Advogado e professor da Universidade Federal de Rondônia alerta para descumprimento de legislação quanto às cotas para pessoas com deficiência (PcD)
Vinicius Miguel, advogado e professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), denunciou irregularidades no Edital n° 27/2024 da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC-RO).
O edital, que visa a formação de Cadastro de Reserva para o Projeto Voluntariar, oferece 260 vagas para atuar em diversas funções tanto na capital quanto no interior do estado.
De acordo com o advogado, que é especializado em direitos humanos, o documento está em desacordo com a legislação federal quanto às cotas para pessoas com deficiência (PcD).
Ele explica que, embora o edital mencione o direito de inscrição para PcD, não especifica a porcentagem de vagas reservadas para esse grupo, descumprindo as diretrizes estabelecidas pela Lei nº 8.112/90 e pelo Decreto nº 9.508/2018, que determinam a reserva de 5% a 20% das vagas em concursos públicos.
“A falta de especificação das cotas para PcD é uma falha grave, mais um registro da discriminação estrutural desse Estado. Isso pode resultar em ações judiciais e até mesmo na anulação do processo seletivo", afirma Vinicius Miguel, que vem denunciando discriminações em seleções e concursos públicos.
Ainda de acordo com o especialista, o edital reserva 20% das vagas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos, em conformidade com a Lei 12.990/2014, sem indicar como se dará essa distribuição.
O advogado recomenda que a instituição publique uma retificação do edital, incluindo informações faltantes sobre as cotas para PcD, para garantir a legalidade e a inclusão no processo seletivo.
O prazo para inscrições no processo seletivo da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC-RO) está previsto para ocorrer entre 21 e 31 de agosto.
Terroristas põe fogo em parte do Brasil e ao invés de resolver, os dois lados do ódio colocam a culpa uns nos outros
Agora, parece que nós, brasileiros, caminhamos para entrar na fila do terror. Lamentável!
Tribunal de Contas lança pesquisa para cidadão avaliar serviços públicos em Rondônia
O objetivo é aproximar o cidadão das ações de fiscalização
Inscrições estão abertas para vagas de professores de Jornalismo e Biblioteconomia
Processo seletivo conta com duas vagas para professores de Jornalismo e uma vaga para Biblioteconomia
Comentários
A Prefeitura de Cacoal - RO publicou edital para Concurso Público onde sequer consta vagas destinadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos. Descumprindo Legislação Federal e Estatual. https://www.institutoconsulplan.org.br/getConc.aspx?key=f25paMh3hyU=
Isso é muito bom professor ó Sr vai pra cima desse mal caratês que só pensa neles
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook