Você tem medo de CPI?

Os exemplos estão aí para quem quiser vê-los. Não é preciso ir muito longe

Valdemir Caldas
Publicada em 06 de maio de 2021 às 16:42
Você tem medo de CPI?

Se a pergunta fosse feita a um cidadão comum, acostumado a viver com o suor do próprio rosto, cercado de dificuldades por todos os lados, a resposta, com certeza, seria não; porém, se ela fosse dirigida àquele tipo de político profissional, habituado a viver à tripa-forra do dinheiro público, a resposta, de tão óbvia, parece-me desnecessária. Os exemplos estão aí para quem quiser vê-los. Não é preciso ir muito longe.

Ensina o dito popular nada temer quem nada deve. Portanto, quando um político, suspeito de ilicitude, decide agarrar-se a chicanas legislativas ou até mesmo jurídicas para tentar impedir o curso natural de uma investigação, é sinal de que existe alguma coisa de estranha no ar. Atribui-se ao filósofo Platão a frase segundo a qual é compreensível perdoar uma criança que tem medo do escuro; inaceitável, contudo, é quando o homem tem medo da luz, isto é, da verdade.

Já escrevi aqui sobre os benefícios que algumas CPI’s trouxeram ao país. É bem verdade que muitas delas extrapolaram os limites técnicos de seu conceito, enquanto outras viraram sinônimo de pregação política e a defesa de interesses eleitoreiros e fisiológicos. Realce-se, porém, que, foi por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que um corrupto foi afastado da presidência da República e gangs foram desbaratadas, como a dos anões do orçamento e das ambulâncias. 

Nos dias que se vão, o que tem de políticos correndo de um lado para o outro, interpondo um recurso atrás do outro, aqui e acolá, para tentar impedir a apuração de denúncias graves que lhes pesam sobre os ombros, não é brincadeira. Se conseguirão êxito ou não em suas empreitadas, o tempo encarregar-se-á de provar. Aguardemos, pois, o desenrolar dos acontecimentos. 

Comentários

  • 1
    image
    edgard feitosa 07/05/2021

    somente duas pessoas tem medo: a primeira bolsonaro, com mais de 400 mil mortes nas costas por decisão de sua incompetência. por sua irresponsabilidade, por sua decisão política de ser negacionista (mais mortes que a ditadura de fidel) e pazuello, tão arrogante, tão prepotente e agora borrando-se todo para não comparecer,

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook