Volta às aulas: É mais vantajoso comprar material escolar online?

Procon sinaliza que, no ano passado, houve aumento de custo de mais de 15% nos itens escolares; Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, lista algumas vantagens de comprar tais produtos via internet

Assessoria/Foto: Crédito: Canva
Publicada em 17 de janeiro de 2023 às 11:44
Volta às aulas: É mais vantajoso comprar material escolar online?

Um novo ano letivo se aproxima, e com ele, as tradicionais listas de materiais escolares. As compras desses itens, que normalmente são aguardados com ansiedade pelos alunos, geram preocupação aos pais, que já iniciam o mês de janeiro com os gastos acumulados das datas comemorativas como o Natal e Ano Novo, além de impostos como IPVA e IPTU.

Pesquisa realizada pelo Procon-SP aponta que, em 2022, houve um aumento de custo de mais de 15% nos itens escolares, em comparação com o ano anterior. Dessa forma, saber economizar nas compras dos artigos em 2023 é essencial.

“A principal dica para o consumidor é pesquisar bastante, pois esse tipo de produto costuma ter muita variação de preço”, recomenda Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais. Além disso, na visão do especialista, para reduzir o volume de gastos extras nesse início de ano, a melhor alternativa é adquirir os produtos que os filhos usarão ao longo do ano letivo através de marketplaces. Confira os motivos:

Facilidade na pesquisa de preço

Um benefício que as compras online oferecem é a praticidade na hora de realizar as pesquisas, sem precisar andar de loja em loja. Com apenas um clique, é possível visualizar uma grande variedade de opções do mesmo produto e comparar os preços para encontrar o que melhor se encaixa no orçamento. “Existem ferramentas que facilitam a comparação de valores, como o Google Shopping. Essa busca deve ser feita com pelo menos três outros portais, para que seja possível encontrar um bom negócio’’, afirma Garcia.

Fugir das papelarias lotadas

O mês de janeiro é o período do ano em que as lojas e papelarias recebem um maior fluxo de clientes, e, com tantas pessoas buscando pelos mesmos itens, a missão de voltar para a casa com a lista de materiais completa, pode ser muito estressante. ‘’O ponto fonte dos marketplaces é a praticidade. Não precisar enfrentar filas e comércios lotados contribui com a experiência de compra do cliente, que pode escolher os itens com calma’’ explica Garcia.

Custo benefício diferenciado

Em alguns marketplaces, é possível adquirir cupons de desconto através da quantidade de negociações que se realiza durante o ano. Com isso, é possível utilizá-los para conseguir uma redução no valor final de suas compras. “O Mercado Livre possibilita desbloquear diversos benefícios a partir da quantidade de itens que adquire ao longo do tempo. Ganhar frete grátis ou um desconto no produto desejado é excelente, por isso, recomendo que se realize as negociações através da internet. Além de não precisar sair de casa e gastar com o transporte, o cliente consegue poupar seu tempo e economizar de várias maneiras", aconselha o diretor-executivo.

Evitar gastos desnecessários

Ao realizar compras em lojas físicas, é normal que os filhos queiram participar do momento, para escolher os materiais. Os estabelecimentos sempre estão com diversas opções de um mesmo produto, e isso acaba gerando vontade de adquirir o que é mais atrativo aos olhos das crianças, e não o que está mais em conta. “Ao realizar as compras por marketplaces, você não gasta com coisas desnecessárias, compra somente o que é de fato necessário para o ano letivo. É possível filtrar no próprio aplicativo por itens mais baratos e que sejam indispensáveis”, finaliza.

Sobre a Petina - Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. Eleita dois anos consecutivos (2021 e 2022) de mentoria e gestão de marketplace pelo Mercado Livre e responsável pela estruturação das lojas oficiais dentro da plataforma como Nike, MyShoes, Chilli Beans, Reserva, Lacoste, Amaro (entre outras).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook