Como ficarão os concursos públicos para o segundo semestre?

Divulgação de concursos federais aumenta expectativa de candidatos. Especialista comenta que quarentena pode ser bom momento para se aprofundar nos estudos

Assessoria
Publicada em 11 de agosto de 2020 às 10:15
Como ficarão os concursos públicos para o segundo semestre?

Com o início do segundo semestre, muitas atividades e eventos estão sendo retomados gradualmente. Academias, lojas, empresas e vários outros departamentos já decretaram abertura, e com os concursos públicos não foi diferente. Apesar do adiamento de alguns exames por conta da pandemia, a abertura dos concursos continua, e muitos já estão com provas marcadas para os próximos meses ou com editais previstos para divulgação ainda este ano.

“Mesmo com a suspensão de alguns concursos por conta da pandemia, a preparação deve continuar. Agora é o melhor momento para investir nos estudos”, explica Vinicius Rodrigues, coordenador de carreiras do AlfaCon Concursos. Diante desse cenário, o professor conta que alguns concursos que já estão em andamento nesse segundo semestre são ótimas oportunidades para ingressar no serviço público.

O exame da Polícia civil do Distrito Federal, por exemplo, que está com as provas marcadas para o dia 18 de outubro, é considerado um dos principais do ano. O concurso, com inscrições abertas desde o dia 18 de agosto, até o dia 8 de setembro, vai oferecer 1.800 vagas para o cargo de Agente.

Outro concurso de grande expectativa é o da Polícia Militar do Paraná, que está com as inscrições prorrogadas para até dia 2 de setembro. O concurso terá como objetivo recompor o quadro efetivo de profissionais da corporação com 2.000 novos profissionais.

Carreiras de estado são destaques

Para os alunos que estão apreensivos sobre a divulgação do concurso dos sonhos, Rodrigues recomenda que o ideal é direcionar os esforços para carreiras típicas de estado, como Tribunais de Justiça, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, que não correm risco de cancelamento. “Segurança pública, carreiras administrativas e tribunais existirão sempre, independente do governo e do momento”, afirma.

Na Polícia Federal, a estimativa de abertura dos editais é para outubro e novembro, de acordo com o Ministro da Justiça, André Mendonça. As tratativas para a autorização do concurso já foram divulgadas. A oferta será de mais de 1.500 vagas para os cargos de Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista, além de cargos administrativos.

Já para os interessados na Polícia Federal Rodoviária, a expectativa também é grande. Com duas solicitações já encaminhadas ao governo federal para o preenchimento de 2.700 vagas, a previsão é que seja publicado um edital no final do segundo semestre.

Sabendo disso, o AlfaCon Concursos está oferecendo um curso gratuito direcionado ao exame da PRF, disponibilizando aulas pela internet para todos os estudantes interessados na carreira, além de materiais didáticos complementares e um simulado específico.

Outras oportunidades se encontram nos Tribunais de Justiça, com os concursos TJ-SC e TJ-RJ entre os mais cotados. Embora estejam com os editais abertos, ainda estão em processo de definição das datas de inscrição e realização das provas. Para o especialista, os estudantes devem estar atentos temas relativos ao direito digital e crimes virtuais, que serão tendências nos próximos anos. “Eles com certeza serão objeto de cobrança nos temas de redação e na parte de atualidades e crimes de caso. Outra problemática como o direito ambiental também tem grande probabilidade de ser cobrada”, finaliza.

Sobre o AlfaCon (www.alfaconcursos.com.br): Referência na preparação para Concursos Públicos no Brasil, o grupo atua também com a Editora AlfaCon, que produz materiais didáticos próprios, com mais de 100 títulos em catálogo. Ao longo de sua história, o AlfaCon soma mais de 112 mil aprovações para os concursos das áreas Policial, Administrativa, Tribunal e Militar. Hoje, além do online, o AlfaCon possui uma sede para estudo presencial, localizada em Cascavel, no Paraná.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook