Dermeval Saviani em Rondônia

Professor aposentado da UNICAMP, Saviani (73 anos) tem mais de 20 livros publicados e é considerado um dos principais intelectuais vivos da Educação Brasileira.

HISTEDBR UNIR
Publicada em 15 de agosto de 2017 às 15:41

Dermeval Saviani possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Em 1986 obteve o título de livre-docente; em 1990 foi aprovado no Concurso Público de Professor Adjunto de História da Educação da UNICAMP; e em 1993 foi aprovado no Concurso Público de Professor Titular de História da Educação da UNICAMP. Atualmente é professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas. É Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.

Saviani, autor de mais de 20 livros, ainda reúne um conjunto de premiações: Medalha do Mérito educacional do Ministério da Educação (1994); Prêmio Zeferino Vaz de produção científica (1997); Professor Emérito da UNICAMP (2002); Pesquisador Emérito do CNPq (2010); Prêmio Jabuti de 2008, 1º lugar na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise com História das Ideias Pedagógicas no Brasil; Prêmio Jabuti de 2014, 2º lugar na categoria Educação, com Aberturas para a História da Educação; Prêmio Jabuti de 2016, 2º lugar na categoria Educação, com História do tempo e tempo da história.

No período de 11 a 13 de outubro de 2017, em Porto Velho/RO, ocorrerá a I JORNADA DO HISTEDBR-RO, com o Tema Educação e Marxismo: 100 anos da Revolução Russa. O Evento é coordenado pelo Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR-RO e conta com a parceria e apoio de outros grupos de Pesquisa vinculados à Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO): Centro de Estudos Marxistas em Educação e História na Amazônia (CEMEHIA/UNIR), Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI/IFRO) e Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade (CIEPES/UNIR). A I Jornada do HISTEDBR-RO contará em seus debates com renomados pesquisadores da Educação Brasileira, como o Prof. Dr. Dermeval Saviani (UNICAMP), Prof. Dr. José Luís Sanfelice (UNICAMP) e Prof. Dr. Newton Duarte (UNESP/Araraquara). O título da Conferência do Prof. Saviani será: A CONTRIBUIÇÃO DA REVOLUÇÃO RUSSA PARA A EDUCAÇÃO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA ATUALIDADE e ocorrerá na manhã do dia 12 de outubro, no Auditório do IFRO – Campus Porto Velho Calama.

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Segundo Saviani, criador desta Teoria Pedagógica, essa pedagogia é tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que ser refere às suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela “Escola de Vigotski”. A educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social se põe, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social onde professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social, cabendo aos momentos intermediários do método identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse).

Considerada um marco na educação brasileira, porém pouco praticada no cotidiano escolar, a Pedagogia Histórico-Crítica, teoria criada pelo pedagogo brasileiro Dermeval Saviani, tem como foco a transmissão de conteúdos científicos por parte da escola, porém sem ser conteudista. O ensino conteudista é aquele em que se passa uma quantidade enorme de conteúdo, sem se preocupar com o desenvolvimento intelectual, cultural e de raciocínio do aluno. A teoria de Saviani, no entanto, preza pelo acesso aos conhecimentos e sua compreensão por parte do estudante para que este seja inclusive capaz de transformar a sociedade.

Trata-se de uma pedagogia contra-hegemônica, inspirada no marxismo, portanto preocupada com os problemas educacionais decorrentes da exploração do homem pelo homem. É uma teoria de orientação socialista, organizada no Brasil a partir da década de 1980. Na Pedagogia Histórico-Crítica a educação escolar é valorizada, tendo o papel de garantir os conteúdos que permitam aos alunos compreender e participar da sociedade de forma crítica, superando a visão de senso comum. A ideia é socializar o saber sistematizado historicamente e construído pelo homem. Nesse sentido, o papel da escola é propiciar as condições necessárias para a transmissão e a assimilação desse saber.

Além dos debates com os pesquisadores, parte da programação será destinada ao debate com os Movimentos Sociais do Campo, Movimento Estudantil, Movimento Indígena e Movimento Operário, acerca da situação política do país e as alternativas de resistência. O Evento também terá uma manhã para apresentação de trabalhos em cinco Grupos de Trabalho (GTs), sendo os trabalhos selecionados publicados em formato eletrônico nos Anais do Evento. O prazo para submissão de trabalhos é até 11 de setembro. A programação detalhada, normas para submissão e outras informações estão disponíveis no site do evento: http://www.jornadahistedbr.unir.br/.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook