Em artigo, jornalista do Rondoniaovivo afirma que existe um vídeo onde um gerente da Eucatur aparece dando dinheiro às testemunhas

Painel político (EXCLUSIVO: REVIRAVOLTA NO CASO EXPEDITO) – Alan Alex

Publicada em 15/06/2009 às 08:22:00

O jornalista Alan Alex, do site Rondoniaovivo, afirma, em artigo, que existe um vídeo onde um gerente da Eucatur - Empresa União Cascavel de Transporte e Turismo -, da família Gurgacz, aparece "dando dinheiro para os que acusaram um grupo de comprar votos para Ivo Cassol e Expedito Júnior, além de Val Ferreira, na época candidata a deputada federal e esposa de Expedito". O empresário Acir Gurgacz, presidente regional do PDT, foi o segundo colocado nas eleições de 2006 e deve assumir o mandato de senador caso a Justiça confirme a cassação de Expedito Júnior.

Reportagem publicada no Diário da Amazônia, da família Gurgacz, afirma o seguinte sobre o artigo de Alan Alex:

"Boatos

Na véspera do julgamento, desesperado pela iminente possibilidade de perda definitiva do mandato, Expedito Junior está criando factóides, falsas testemunhas e plantando boatos, vídeos montados e informações sem fundamento na verdade, com o objetivo de confundir a opinião pública e tentar ganhar tempo para adiar ao máximo possível o julgamento.

Um site de Porto Velho anunciou no domingo uma possível reviravolta no caso, onde um suposto vídeo mostraria um gerente de uma empresa dando dinheiro para os que acusaram o grupo de comprar votos. Os advogados de Acir Gurgacz qualificam a informação divulgada pelo site como mais um sinal de desespero do senador cassado Expedito Junior e de seus aliados, haja vista que as provas existentes nos autos, sejam testemunhais e documentais, corroboram fielmente a tese do relatório conclusivo da Polícia Federal, que concluiu pela verdadeira compra de votos nas Eleições de 2006, motivo pelo qual foi cassado três vezes
". 

Leia o artigo:

Painel político (EXCLUSIVO: REVIRAVOLTA NO CASO EXPEDITO) – Alan Alex

Pescando a garoupa

Fontes da coluna revelaram que nas próximas horas uma grande reviravolta no caso da suposta compra de votos que envolveu o governador Ivo Cassol e o senador Expedito Júnior deve acontecer. E vai complicar, e muito a vida do empresário Acir Gurgacz, do grupo Eucatur/União Cascavel.

Flagra

Um vídeo mostra um gerente da empresa Eucatur dando dinheiro para os que acusaram um grupo de comprar votos para Ivo Cassol e Expedito Júnior, além de Val Ferreira, na época candidata a deputada federal e esposa de Expedito.

Complicação

Esse suposto vídeo comprovaria a ação direta de Acir Gurgacz no episódio. Na época da acusação, a defesa de Cassol e Expedito chegou a afirmar que ambos nada tinham a ver com o caso e que o empresário Acir Gurgacz teria sido o responsável.

Para relembrar

Quem fez a denúncia da suposta compra de votos foi um advogado ligado ao Partido dos Trabalhadores. Ele, que atua causas trabalhistas, declarou ter ouvido de um cliente que Expedito e Ivo estariam comprando votos através de depósitos feitos diretamente na conta corrente dos vigilantes da empresa Rocha, pertencente ao irmão de Expedito, Irineu Gonçalves. A Polícia Federal entrou no caso e deflagrou a chamada Operação Garoupa, uma alusão ao peixe que ilustra as cédulas de R$ 100.

Testemunhas

Na época, cinco vigilantes eram as testemunhas de acusação. As testemunhas de defesa que foram ouvidas pela PF, acabaram saindo presas porque o delegado entendeu que as mesmas estavam prestando falso depoimento. A Polícia Civil começou a fazer uma investigação paralela que seguiu outra linha e descobriu que os acusadores estariam sendo induzidos por pessoas ligadas ao grupo de Acir Gurgacz. A PF, segundo a defesa de Júnior e Cassol, ignorou essas informações.

Confusão

A partir daí o caso virou uma enorme confusão. A PF indiciou várias pessoas, que supostamente estariam “obstruindo a justiça”, inclusive delegados e agentes da polícia civil. O último movimento desse jogo culminou com o afastamento do governador Ivo Cassol e de agentes e delegados da Polícia Civil por 90 dias. Cassol retornou ao cargo, mas os delegados e agentes continuam afastados.




Uniron

Acadêmicos da Uniron, do campus no Porto Velho Shopping andam reclamando do acesso a internet disponibilizado pela instituição na biblioteca. A faculdade implantou um sistema de controle de acessos que bloqueia até mesmo o portal da Uniron. Sites de pesquisa como o Google abrem, mas as páginas de referência que são encontradas na busca não abrem. É o cúmulo da paranóia.

Terceiro mandato

A Proposta de Emenda Constitucional que prevê um terceiro mandato para Lula, governadores e prefeitos terá um parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nas próximas duas semanas. O relator é o deputado federal do PT paulista José Genuíno, que se diz contrário a PEC. Genuíno diz que o PT criticou a reeleição de Fernando Henrique Cardoso e não poderia agora ser favorável a um terceiro mandato. Ocorre que 34 parlamentares petistas assinaram a PEC.

Estrela principal

A bailarina da praça, quase que um monumento de Porto Velho virou a grande sensação no show da dupla Victor e Léo, na última quarta-feira, na Expovel. A bailarina subiu ao palco durante a apresentação da dupla e foi retirada à força por seguranças. Enquanto puxavam, ela se agarrou na estrutura de ferro do palco e um dos cantores viu e pediu para que a liberassem. Eles então deixaram a bailarina no palco e cantaram para ela a música Fada. A multidão foi ao delírio e as mulheres se roeram de inveja, porque os cantores, ao final da música, beijaram a nossa estrela. Ponto para eles.

Falando nisso

A Record News está dando um show na cobertura da Expovel 2009. A equipe de Everton Leoni está afinada e dando um verdadeiro baile na concorrência. As demais emissoras estão tentando, mas passam muito longe. A TV Candelária também vai passar a ser repetida em todo o Estado via satélite. Os equipamentos estão em fase final de instalação. A melhor coisa que Leoni fez em sua vida foi largar a política e se dedicar a sua emissora. Parabéns a toda equipe.


Fonte: Alan Alex - [email protected] (www.rondoniaovivo.com.br.)