O Dever do Advogado  - Por Marcos Alves*

Hoje, 11 de agosto de 2018, dia da Advocacia, são muitas reflexões e ações que devem nortear nosso atos. Precisamos resgatar nosso Pais, nossas Instituições e a verdadeira democracia. 

*Marcos Alves  - Advogado - Presidente da Comissão de Proteção a Cidadania da OAB Rondônia.
Publicada em 11 de agosto de 2018 às 15:53
O Dever do Advogado  - Por Marcos Alves*

Constituição Federal de 1988

Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.

“O advogado só é advogado quando tem coragem de se opor aos poderosos de todo o gênero que se dedicam a opressão pelo poder.”  Sobral Pinto ! 

Hoje comemoramos o dia da Advocacia, data que trás reflexões, alegrias, preocupações e tristezas diante da situação política que assola a Nação Brasileira! 

Quando me decidi pela Advocacia como profissão, tive como meta lutar pelo direito, porém sempre tive em mente as lições do Grande Jurista Uruguaio Eduardo Juan Couture.....“Teu dever é lutar pelo Direito, mas se um dia encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça”! 

Hoje observo atônito nosso país envolto em escândalos políticos e econômicos que remontam a máfia Italiana da década de 80/90, máfia que arraigada na política daquele país, ceifou a vida de centenas de pessoas, incluindo o juiz Giovanni Falcone,  operador do direito italiano que lutava contra crimes e injustiças impostos ao povo de sua Nação ! 

No Brasil a máfia se aprofundou ainda mais que a Italiana, aparelhando o Estado e implodindo Direitos de milhares de pessoas todos os dias, que sem socorro sucumbem  nas filas dos hospitais, na insegurança das ruas, nas incertezas quando na busca por trabalho honesto, nas inseguranças de longos processos que se avolumam nos tribunais, dentre tantas outras implosões impostas por essa  política desumana e desonestas, arraigada nas entranhas do Estado, controlando um governo que governa apenas em favor de uma minoria, engendrada em uma máquina viciada e preparada para o grupo mafioso de politiqueiros que a controla. 

A Nação de joelhos assiste inerte as implosões impostas ao povo escravizado, escravidão imposta pela negação da cidadania plena! 

Muitas Instituições que deveriam combater o estado de coisas que assola o país, muitas foram entregues nas mãos de chacais a serviço da “poderosa” máfia política brasileira, que sonega o direito à cidadania plena  ao Povo Brasileiro. 

Parafraseando a “Águia de Haia”, Ruy Barbosa em seu célebre discurso “Oração aos Moços”, em março de 1921 declarou a um grupo de bacharéis uma das maiores verdades que vivenciamos hoje no país, mesmo após tal discurso ter ocorrido a quase 100 anos : 

“Senhores bacharelandos: pesai bem que vos ides consagrar à lei num país onde a lei absolutamente não exprime o consentimento da maioria, onde são as minorias, as oligarquias mais acanhadas, mais impopulares e menos respeitáveis as que põem e dispõem, as que mandam e desmandam em tudo.....”

Hoje, 11 de agosto de 2018, dia da Advocacia, são muitas reflexões e ações que devem nortear nosso atos. Precisamos resgatar nosso Pais, nossas Instituições e a verdadeira democracia. 

Como bem dito pelo nosso GRANDE jurista Heráclito  Sobral Pinto, mineiro lá de Barbacena , apelidado de “Senhor Justiça”, trago as nossas memórias suas lúcidas palavras: 

“Há peru à brasileira, mas, não há soluções à brasileira. A Democracia é universal, sem adjetivos. Todo poder emana do povo e em seu nome será exercido”. 

Que nessa data quando comemoramos o dia da Advocacia, possamos Lutar para que verdadeiramente a Democracia seja plenamente reestabelecida e garantida em plenitude a todas classes do povo Brasileiro ! 

*Marcos Alves  - Advogado - Presidente da Comissão de Proteção a Cidadania da OAB Rondônia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook