PDT, PSB, PTB e PT se rebelam contra o PMDB e lançam Acir Gurgacz ao governo

O estopim da bomba que implodiu a coligação do PMDB teria sido o lançamento da candidatura do ex-diretor do DER, Lúcio Mosquini (PMDB), a vice-governador.

Publicada em 30 de June de 2014 às 13:20:00

Da reportagem do Tudorondonia


Depois de rachar com o PMDB do governador Confúcio Moura, lideranças do PDT se reúnem  em Porto Velho para lançar a candidatura do senador Acir Gurgacz ao governo, com apoio do PSB, PTB e PT. O estopim da bomba que implodiu a coligação do PMDB teria sido o lançamento da candidatura do ex-diretor do DER, Lúcio Mosquini (PMDB), a vice-governador.

O PDT de Acir Gurgacz queria indicar o vice do PMDB, mas abriu mão da intenção porque estava havendo uma tentativa de composição com o PT. O PSB dos prefeitos de Porto Velho, Mauro Nazif, e de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, também queriam indicar o vice.

Os caciques do PDT também abririam mão da intenção de indicar o vice, se o candidato saísse do PSB. Como o PMDB decidiu indicar logo o governador e o vice, a coligação aparentemente implodiu.

O presidente do Sindsef, Daniel Pereira (PSB), que tinha disponibilizado o nome para ser o vice de Confúcio, estava na convenção do PMDB, mas saiu logo depois que Mosquini foi anunciado como candidato a vice de Confúcio.
De acordo com lideranças do PDT, para que Confúcio Moura tenha alguma chance nas eleições, deveria ter como vice alguém que tenha liderança em Porto Velho. Os nomes mais cogitados eram o de Daniel Pereira, pela influência que tem perante o servidor público, e o da petista Fátima Cleide.

A reunião entre PDT, PSB, PTB e PT deve se estender por toda a tarde de hoje.