Promotor  que conduziu 16 operações de combate à corrupção no Estado não descarta possibilidade de disputar o Governo de Rondônia em 2018

Ele foi procurador geral de justiça de Rondônia por dois mandatos. Conduziu 16 operações de combate à corrupção no Estado e presidiu o Grupo Nacional de Combate  às Organizações Criminosas por três mandatos.

RUBENS COUTINHO/TUDORONDONIA
Publicada em 02 de maio de 2017 às 15:46
Promotor  que conduziu 16 operações de combate à corrupção no Estado não descarta possibilidade de disputar o Governo de Rondônia em 2018

O promotor de Justiça Heverton Aguiar, do Ministério Público de Rondônia, não confirma publicamente, mas   já revelou estar disposto a encarar uma candidatura ao Governo de Rondônia em 2018.

Heverton Aguiar se notabilizou por sua implacável luta contra a corrupção quando esteve à frente da Procuradoria Geral de Justiça de Rondônia. Nunca, em tão curto período, se manteve uma guerra tão implacável contra os malversadores dos recursos públicos no Estado de Rondônia.

Na gestão de Heverton como procurador geral, o MP foi implacável, atacando a corrupção em todos os focos e níveis de poder, mirando não apenas pequenas prefeituras do interior, mas até, e principalmente, os poderes Legislativo e Executivo. Heverton botou alguns poderosos na cadeia, entre eles, o então presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Valter Araújo.

Nas redes sociais, é possível saber que: 

Heverton Aguiar é portovelhense de nascimento. Formou-se em Direito pela Faro , possui pós -graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

O promotor começou a trabalhar aos 11 anos de idade como jornaleiro. Ele está no Ministério Público há 25 anos.

Há 12 anos também exerce o magistério, lecionando na Faro, Ulbra, Uniron, São Lucas e Fundação Escola Superior  do MP.

Foi procurador geral de justiça de Rondônia por dois mandatos. Conduziu 16 operações de combate à corrupção no Estado. Presidiu o Grupo Nacional de Combate  às Organizações Criminosas por três mandatos.

Procurado pelo Tudorondonia, Heverton negou-se a falar sobre política partidária.

A amigos, no entanto, o promotor não esconde o seu desejo de entrar para a política.  Diz não ser candidato, mas sempre acrescenta não descartar a possibilidade.

Para disputar qualquer cargo eletivo em 2018, o promotor Heverton terá de se aposentar. Em janeiro do próximo ano ele fecha seu tempo de serviço. Como ingressou no MP antes de 1992, ele é alcançado pela reforma que exige o afastamento definitivo daqueles que queiram disputar cargos públicos. Só os que entraram antes de 1988 estão desobrigados.

Um amigo do promotor resume assim o pensamento dele neste momento a respeito da atual conjuntura: “O Heverton acredita que o Brasil passa por um momento de renovaçãod e conceitos; o povo exige o resgate dos princípios éticos e morais que foram colocados de lado por aqueles que tinham o dever de representá-los e defendê-los. Essa vontade popular exige mudanças radicais”.

Comentários

  • 1
    image
    Raimundo Pereira Costa 03/05/2017

    a bem da verdade...botar corruptos na cadeia...fiscalizar os gestores públicos.. é obrigação do MP-RO..não é nenhum demérito...pois são pagos para isso....há!...uma pergunta...dessas 17 operações que falam por ai...qts mesmo estão na cadeia? vim a ministra...dizer que o STF vive uma revolução...com essas operações da lava-jato..dá licença...realmente vive uma revolução o STF..de soltar os ladroes-corruptos..tipo Sr. Diceu..Eik Batisti..e tanto os outros...pra mim...se a justiça já não tinha credibilidade....agora que não tem mesmo....o Sr. Hildo Chaves prefeito de Porto Velho....nos decepcionou....encheu de parentes e amigos no seu gabinete...e quer que a gente acredite...em voces por favor me poupe

  • 2
    image
    Edgar Nunes Romão 03/05/2017

    Talvez o Promotor possa fazer-nos uma graça: dizer quem são os 22 deputados que aceitaram propina - isso é delação da Odebrecht - para votar a favor da isenção de impostos das Usinas. Caso isso esteja em sua alçada, é claro. Outra coisa, se eleito, inexperiente como deve ser, será um cordeiro em meio a lobos da pior espécie.    

  • 3
    image
    GUSTAVO OLIVEIRA 02/05/2017

    Evidentemente que a chance dele chegar ao governo é quase zero. O procurador pode ter feito bom trabalho, mas o juizo responsavel na epoca fez severas criticas e pegou muito mal no dia da operação, a policia ter gravado ou descoberto a conversa entre o então presidente da Ale Herminio,investigado na operação e o procurador que exercia a chefia do MP estadual. Acho que Rondonia tem politicos experientes para governar o Estado e não acredito que alguem sem qualquer experiencia possa fazer um bom governo. Que a população aprenda a votar e não acredite em quem apareça prometendo o mundo e depois fazendo o que faz o atual prefeito de Porto Velho que foi muito agil sim, mas nas nomeações de apaniguados, pois va em posto de saude e não tem uma cibalena. O Cem na esquina da 7 de Setembro com Rio Madeira é prova incontesti do pessimo inicio da atual administração. Dr Mauro em quem votei, fazendo falta ja.

  • 4
    image
    Henry 02/05/2017

    O ilustre promotor terá que fazer muito mais para ter uma chance de sentar da cadeira de governador. O fato de ter conduzido 16 operações quanto esteve à frente direção do MP não é suficiente para conquistar a simpatia dos eleitores. O discurso de moralidade e combate a corrupção, por si só, seria pouco também. Ele tem que torcer para seu colega e ex promotor Hildon Chaves coloque em prática tudo aquilo que prometeu em sua campanha a prefeito e que o consagrou vitorioso, principalmente o discurso que seria implacável contra a corrupção na administração pública. Certamente esse será um dos discursos do promotor Heverton para angariar votos dos eleitores, caso venha a ser candidato a governador. Se o prefeito Hildon não conseguir colocar a prefeitura no plume até 2018, inclusive moralizando a máquina pública, quem garante que o promotor Heverton, que possui o mesmo perfil do prefeito Hildon, conseguirá arrumar a casa (Estado), uma máquina altamente complexa e operacionalizada por quase 60 mil servidores? Óbvio que não!

  • 5
    image
    [email protected] 02/05/2017

    Brilhante atuação do nobre promotor de Justiça Heverton Aguiar quando esteve a frente do Ministério Público de Rondônia, um grande homem..E a política está precisando de pessoas novas e além de tudo capacitadas e com um passado limpo..Quando a frente do Ministério Público Estadual o ex-ProcuradorHeverton Aguiar combateu incessantemente o crime organizado que estava instalado na administração pública do Estado. Enquanto isso centenas de pessoas morriam nos hospitais, em plena abandono, por não ter o mínimo necessário de infraestrutura para resguardar suas vidas..A política precisa de homens honestos e idôneos como o nobre ex Procurador do Ministério Público..É uma honra para o nosso Estado e País ter pessoas como o Dr Ewerton Aguiar ingressar na política. As pessoas de bem geralmente se furtam de participar da política brasileira o que a faz ser palco dos oportunistas e corruptos de plantão. Parabéns pela iniciativa!! Sucesso!!

  • 6
    image
    hanz 02/05/2017

    Mais um salvador da Pátria. Sem dúvida o promotor não vai pegar corda do Robson de Oliveira e outros cabaças chatas. Política é coisa séria, e isto o promotor sabe muito bem. Seja no Brasil que ela, a corrupção é endêmica, seja em qualquer Nação do Mundo, n'ela, na política, sempre entra a corrupção, de uma maneira ou outra. Portanto, o promotor sabe muito bem como funciona a Máfiosa politica brasileira, e se se propõe, mesmo assim, encarar um mandato seja de Governador ou outro qualquer, está caminhando por uma senda que o levará ao costumeiro descaminho, que é e sempre foi, uma realidade na política.

  • 7
    image
    Luiz Carlos Arruda - ADV 02/05/2017

    É, todo mundo tem direito de se candidatar, inclusive esta pessoa, que de Promotor não tem nada, mas de político tem muito, pois vive jogando pra torcida e buscando a mídia a qualquer custo.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook