Quando o mar briga com a praia, quem leva porrada é caranguejo

"O que chocou a imprensa rondoniense é que Acir decidiu responsabilizar o site Tudo Rondônia, que como outros, divulgou o fato".

Luciana Oliveira
Publicada em 07 de julho de 2017 às 14:31
Quando o mar briga com a praia, quem leva porrada é caranguejo

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) se sentiu lesado em sua honra porque seu colega de parlamento, Ivo Cassol (PP-RO), lhe dirigiu acusações gravíssimas durante uma manifestação pública em que se declarou contrário à Reforma da Previdência.

Para o ex-governador, antes de sacrificar direitos dos trabalhadores, o governo tinha que cobrar empresas que devem impostos e acusou a empresa da família Gurgacz por sonegação.

“Hoje a Eucatur não dá nota fiscal. Só um papelzinho que não serve nem para limpar a bunda. Eu desafio qualquer um de vocês. Vão lá na Eucatur despachar uma encomenda para Porto Velho. Você não vai receber nota fiscal, só um papel que não tem valor fiscal nenhum”, disse o senador.

O que chocou a imprensa rondoniense é que Acir decidiu responsabilizar o site Tudo Rondônia, que como outros, divulgou o fato.

Ao invés de cobrar o autor das alegadas ofensas, o pretenso candidato ao governo do estado avançou contra o jornalista Rubens Coutinho e com a intenção de tirar o site do ar pelo tempo em que a notícia esteve no ar.

É flagrante a tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa e estarrecedora, porque a família Gurgacz é dona de um conglomerado de comunicação em Rondônia.

É também curioso que seus assessores jurídicos não o tenham alertado pra isso. Corre à boca graúda que ninguém quer mexer com Cassol. Ao processar o jornalista ao invés do autor das alegadas ofensas, fica claro também que nem mesmo Acir quer comprar briga com ele.

O dano moral, se comprovado, pode custar 25 mil reais ao jornalista e a suspensão temporária do site.

“Imagine bater no carteiro, porque não gostou da encomenda?”, perguntou o jornalista nas redes sociais.

Um estudo feito pelo Sindicado dos Procuradores da Fazenda Nacional classificou as 32.224 empresas que mais devem a previdência no país e a Eucatur aparece junto a gigantes como Bradesco, Caixa Econômica Federal, Marfrig, JBS e Vale. Leia mais no link: https://www.cartacapital.com.br/economia/reforma-da-previdencia-ignora-426-bilhoes-devidos-por-empresas-ao-inss

A dívida de empresas com o INSS é o triplo do déficit anual calculado pelo governo e isso foi amplamente divulgado na imprensa nacional.

Em coluna no site Tudo Rondônia o jornalista Robson Oliveira usou um título compatível com a gravidade do que um senador falou sobre o outro.

“NITROGLICERINA – Acusação de sonegação previdenciária, feita pelo senador Cassol contra empresa do senador Gurgacz , exige no mínimo uma explicação.”

Sugere que Ivo Cassol explique por que acusou a empresa e o senador publicamente.

Só que Acir, sabe-se lá como, foi convencido por seus assessores jurídicos a responsabilizar o jornalista que se restringiu a divulgar um fato que todos podem ler em vários canais de comunicação.

A audiência para tentar conciliação ocorreu esta semana em Jí-Paraná, sede da Eucatur. Rubens Coutinho divulgou um vídeo nas redes sociais em que diz estar tranquilo pra enfrentar o processo.

“Se um senador chama o outro de sonegador, meu papel como jornalista político é divulgar”.

Ele recebeu a solidariedade de vários colegas da imprensa que vão repercutir ainda mais o fato.

É justa e eficaz a ação movida contra o jornalista? Só a assessoria jurídica do senador Acir pra responder.

Comentários

  • 1
    image
    kairo 08/07/2017

    Sendo isso verdadeiro!, fico indignado com a fiscalização, pois abra uma micro empresa e fique devendo 0,01% da dívidas deles pra ver se sua empresa não é fechada na hora. o fato e que todos sabem disso e não é feito nada. o poder controla o Brasil, uma pena isso.

  • 2
    image
    joao roberto 07/07/2017

    NAO SOU ELEITOR DE CASSOL MAS A VERDADE E QUE QUANDO CASSOL SAIU DO GOVERNO A CASCAVEL EUCATUR, DEIXOU DE SELAR OS BILHETES DE PASSAGENS E ISTO E EM VIRTUDE DE LEI E OU CAPRICHO DE ALGUEM Q PODE TER ESSE CAPRICHO E SEM O SELO O CONTROLE FICA DEFICITARIO E A DUPLICIDADE DE BLOCOS DE PASSAGENS PODE ATE ACONTECER.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook