Votação da eleição suplementar de Guajará-Mirim segue tranquila

O novo pleito acontece porque o TSE manteve o indeferimento do registro de candidatura de Antônio Bento do Nascimento (PMDB).

Guajará em Foco/Foto: Cleiton Rocha
Publicada em 02 de abril de 2017 às 16:29
Votação da eleição suplementar de Guajará-Mirim segue tranquila

 

A votação teve início às 8 horas da manhã deste domingo,  02, de forma tranquila,  nas escolas da cidade que funcionam como ponto de votação. Haviam  poucas filas nas entradas das seções. As equipes da Policia Militar estão em todos os pontos para garantir a segurança, transparência e cumprimento da legislação eleitoral.

Toda a equipe da Justiça Eleitoral está acompanhando os trabalhos e fiscalizando o andamento das votações que terminam às 17h. Essa  eleição está sendo diferente e organizada, pois grupos partidários não jogaram santinhos nas ruas próximas às escolas onde funcionam as seções eleitorais, deixando os locais de votação limpos.

 A votação será encerrada as 17h e, de acordo com o TRE-RO, a previsão para o inicio da apuração das urnas é às  18h30min, caso não chova. Segundo a Justiça Eleitoral , com a agilidade da apuração , às 20h Guajará-Mirim já terá o resultado oficial da votação e saberá quem será o chefe do executivo que  ocupará a cadeira no Palácio Pérola do Mamoré nos próximos quatro anos,  2017-2020.

O novo pleito acontece porque o TSE manteve o indeferimento do registro de candidatura de Antônio Bento do Nascimento (PMDB). Ele foi o candidato mais votado em outubro, mas a Justiça Eleitoral negou sua candidatura porque ele permanece inelegível por oito anos, após ter sido condenado em 2014 por falsificação de documento.

Nesse pleito suplementar estão concorrendo aos cargos de prefeito e vice-prefeito da cidade: Cícero Alves de Noronha Filho (DEM) e Davino Gomes Serrath (PMN) pela coligação “Guajará para o Povo”; e Sérgio Roberto Bouez da Silva (PSB) e Antônio Nogueira Neto (PDT) pela coligação “Ação e Trabalho”.

Ao todo estão sendo utilizadas noventa e cinco urnas eletrônicas, além de trinta e cinco urnas de contingência (urnas de reserva) para a substituição, em caso de defeito com alguma urna de seção.

Equipes técnicas da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia estão dando apoio ao pleito eleitoral, sob a responsabilidade do juiz da 1ª Zona Eleitoral, Paulo José do Nascimento Fabrício.

A Justiça Eleitoral disponibilizou dois barcos para cada local de difícil acesso, sendo eles: Aldeia Rio Negro Ocaia, Aldeia Santo André e Distrito de Surpresa.

O eleitor inscrito nas listas de votação do município de Guajará-Mirim, que estiver fora do seu domicílio eleitoral na data da realização da nova eleição, deverá apresentar, no prazo de 60 dias após a realização do pleito, o requerimento de justificativa dirigido ao Juízo da 1ª Zona Eleitoral de Rondônia.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook