Feira das Empreendedoras Negras

Ao discursar durante a solenidade de abertura do evento na manhã do sábado, ela apontou a necessidade de se fortalecer as políticas públicas de igualdade racial

João Albuquerque
Publicada em 24 de julho de 2021 às 18:54
 Feira das Empreendedoras Negras

Realizada sábado, 24, e domingo, 25, no Mercado Cultural, a Feira das Empreendedoras Negras entra para a lista das ações que a primeira- dama de Porto Velho, Ieda Chaves, vem desenvolvendo para incentivar o empreendedorismo feminino.

Ao discursar durante a solenidade de abertura do evento na manhã do sábado, ela apontou a necessidade de se fortalecer as políticas públicas de igualdade racial. “A pandemia da Covid – 19, não por um acaso, revelou o que já era previsto. A  população pobre e negra foi a mais atingida pela crise do novo coronavírus.”

Segundo ela, para reverter essa situação são necessárias medidas concretas e urgentes “Por esse motivo, abracei essa causa e espero dentro das minhas limitações colaborar com essa política pública, tendo o irrestrito apoio do prefeito Hildon Chaves que já solicitou o empenho das pastas envolvidas nessa temática”.

Promovida pela Prefeitura Municipal de Porto Velho por meio da Secretaria de Assistência Social e Família – Semasf – em parceria com a Associação Filha do Boto Nunca Mais, através do Núcleo de Questões Étnicos Raciais Mãe Esperança, a Feira integra a vasta programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, transcorrido no dia 25 de julho.

Na quarta – feira, 21, o prefeito Hildon Chaves sancionou a lei que instituiu essa data comemorativa no calendário oficial do Município. O cronograma comemorativo contou ainda com palestras, apresentações culturais e uma exposição sobre as primeiras professoras negras da Capital que está sendo realizada no Mercado Cultural.

Para motivar as participantes da feira  e o público presente na solenidade de abertura, foi realizada a palestra Empreendedorismo Social Como Fortalecimento de Base Territorial. O tema foi abordado pela empreendedora social   Geisiane de Ataíde Gomes reconhecida no universo empreendedor como  Negralinda.

Nativa da Ilha de Deus em Recife, Pernambuco, ela empreendeu em várias áreas até se consolidar na gastronomia do mangue, ou seja, explorando frutos do mar pescados por moradores da própria comunidade.

 “Aos 18 anos fui trabalhar com carteira assinada, mas não me identifiquei e resolvi empreender”, testemunhou Negralinda. Após sua apresentação, ela  presenteou Ieda Chaves com uma peça de artesanato confeccionada na sua terra natal.  O objetivo do presente ?   Reconhecer o incentivo e as oportunidades que a primeira - dama de Porto Velho está dando  às empreendedoras negras.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    jonas soares 25/07/2021

    Começou a campanha para governo do estado, é cada uma....

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook