Motoristas de táxi e app poderão financiar cabine blindada
Proposta segue em análise na Câmara
Relator na comissão, Allan Garcês
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5666/23, que formaliza em lei a permissão para a instalação de segurança blindada em táxis e veículos para transporte de passageiros por aplicativo.
O texto também cria condições para que ela seja feita com recursos do Fundo Garantidor para Investimentos do Programa Emergencial de Acesso a Crédito, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A proposta aprovada acrescenta a blindagem entre os itens previstos na Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana e na Lei 14.042/20, que criou um programa emergencial de acesso ao crédito durante a pandemia de Covid-19.
O relator, deputado Allan Garcês (PP-MA), recomendou a aprovação do texto com ajuste na redação. “A violência contra motoristas de transporte individual remunerado tem se intensificado nos últimos anos”, disse ele no parecer. Ele inclui uma emenda para fazer o ajuste no texto.
“Especialmente nas grandes capitais, os casos de latrocínio contra motoristas de táxi e de aplicativo são uma triste realidade”, destacaram também os deputados Alfredo Gaspar (União-AL) e Alberto Fraga (PL-DF), autores da proposta.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Projeto sobre portabilidade de salário e crédito vai à sanção
O Plenário do Senado durante as votações desta terça-feira
Lei endurece punição por fornecer droga ou álcool a menor
Texto sancionado pela Presidência aumenta a pena se o produto for consumido pela criança ou adolescente
Câmara analisará novas regras para adolescentes infratores
Fabiano Contarato é o autor do PL 1.473/2025; aprovado pela CCJ, texto vai à Câmara




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook