Municípios se Mobilizam Contra Mudanças no PLP 68/2024 que Podem Afetar Arrecadação Tributária
A alteração proposta ameaça os fundamentos da Reforma Tributária, que se baseia em princípios como justiça fiscal, descentralização e equidade
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) emitiu um alerta aos prefeitos e associações de municípios sobre os impactos de uma proposta em tramitação no Senado Federal que pode alterar profundamente a forma de arrecadação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O tributo, que substituirá impostos como o ISS e movimenta atualmente cerca de R$ 130 bilhões anuais, está no centro das discussões do PLP 68/2024, regulamentador da Reforma Tributária.
A principal preocupação recai sobre o artigo 11 do projeto, que redefine o critério de destino do IBS, determinando que a arrecadação seja vinculada ao domicílio principal do adquirente ou destinatário. Segundo a CNM, essa mudança tem potencial para concentrar receitas tributárias em grandes centros consumidores, prejudicando municípios menores, que enfrentariam uma significativa queda de arrecadação.
Impactos nos Municípios
A alteração proposta ameaça os fundamentos da Reforma Tributária, que se baseia em princípios como justiça fiscal, descentralização e equidade. Entre os impactos esperados estão:
- Aumento da concentração tributária.
- Reintrodução da guerra fiscal entre municípios.
- Geração de insegurança jurídica, dificultando a implementação do novo sistema tributário.
Mobilização dos Prefeitos
A Confederação convocou os prefeitos e associações estaduais, como a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), a se engajarem na defesa da manutenção do texto aprovado na Câmara dos Deputados, que assegura que o tributo incida onde ocorre o consumo efetivo. Para isso, a entidade solicita que os gestores municipais mobilizem os senadores de suas bancadas estaduais, reforçando a necessidade de manter os critérios previstos na Emenda Constitucional 132/2023.
Consequências da Alteração
Caso o artigo 11 seja mantido como proposto no relatório atual, especialistas alertam para o risco de inviabilizar o funcionamento de diversas prefeituras. Pequenos municípios, em especial, poderiam enfrentar dificuldades financeiras para atender demandas básicas, como saúde, educação e infraestrutura, aprofundando desigualdades regionais.
Caminhos para a Defesa
A articulação estratégica entre prefeitos e representantes no Senado é vista como essencial para barrar a proposta antes que ela seja aprovada. A expectativa é que a votação no Senado ocorra ainda este mês, e os municípios aguardam um desfecho que assegure justiça fiscal e sustentabilidade para as gestões locais.
Atenção, Rondônia! Ministério da Saúde convoca a população para o Dia D de mobilização contra a dengue
Ação nacional acontece neste sábado (14), com a participação de estados, municípios e sociedade civil. Ministério da Saúde ampliou recursos para o controle da doença em 50%, totalizando R$ 1,5 bilhão
Governo de RO é destaque nacional com projeto inovador e de impacto na melhoria do sistema prisional
O Projeto desenvolvido pela Politec conquistou o 2º lugar na edição 2024 do Prêmio de Boas Práticas em Segurança Pública, promovido pelo Consórcio Brasil Central (BrC)
Vigilância Municipal apreende equipamentos proibidos em centros de bronzeamento na capital
Ação conjunta com o Procon e a Polícia Civil interdita máquinas proibidas de bronzeamento artificial




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook