119 jovens são selecionados para cursos profissionalizantes gratuitos
Eles participam do projeto Geração Energia promovido pela Energisa em parceria com SENAI, SESI e UNESCO
O projeto Geração Energia divulgou nesta semana a lista de 119 jovens de Porto Velho selecionados para participar de cursos técnicos e profissionalizantes de eletricista, assistente administrativo e jovem aprendiz, ministrados no Senai através da Internet. O projeto foi idealizado pela Energisa e conta com o apoio do SENAI, SESI e UNESCO para a capacitação de jovens, de 16 a 29 anos, da capital. O coordenador do EduLivre, Hugo Chaves, explica que essa é a segunda etapa do projeto. “No final, daqui a cerca de três meses, eles vão estar aptos ao mercado de trabalho. A maioria deles, inclusive, com muitas chances de serem contratados na própria Energisa”, afirmou Hugo.
Na primeira etapa, que durou sete meses, eles passaram por uma formação socioemocional, desenvolvendo habilidades e competências através de metodologias educativas inovadoras e tecnologia social que abordam temas de planejamento, comunicação, educação financeira, liderança, cidadania, inteligência emocional e resolução de problemas.
“Foi uma etapa importante e que aconteceu justamente no período de maior incidência de Covid-19 no país. Tanto eles, quanto o projeto, precisou se adaptar para continuar esse programa que oportuniza tantas possibilidades aos jovens”, disse.
Durante o processo, alguns jovens enfrentaram dificuldades por não ter acesso a internet ou a um computador para estudar. Sensibilizada com a situação, semanalmente, a Energisa colocava crédito nos celulares para que os jovens pudessem participar. A jovem Andressa Pinheiro foi uma das selecionadas para o curso de eletricista. Antes da pandemia de Covid-19, ela trabalhava como secretária e o marido como motorista de aplicativo e não teriam condições financeiras de pagar o curso. Andressa conta que já tinha a vontade de trabalhar na Energisa, mas não sabia como ingressar. “Quando eu vi o projeto, vi uma porta, uma oportunidade que eu não poderia perder. Com esse curso muitas portas vão se abrir para mim, principalmente aqui na Energisa”, disse.
Já o estudante Jordan da Silva estava de malas prontas para voltar para Manaus quando foi selecionado para o Geração Energia. “Eu fiquei só por causa do projeto. Porque, quando a gente acaba o ensino médio fica pensando e agora o que vou fazer? Vou fazer currículo, mas não tenho curso técnico e não tenho condições de pagar um. Então a Energisa vem para dar essa oportunidade para o jovem”, afirmou.
O diretor-técnico da Energisa Rondônia, Fabrício Sampaio, conta que o Geração Energia é um projeto pioneiro no Grupo, desenhado para Rondônia e Acre para contribuir no desenvolvimento dos estados. “Como rondoniense, ficou muito feliz de poder proporcionar formação profissional de forma gratuita e com qualidade para esses jovens. De proporcionar a eles a oportunidade de uma carreira e de, em breve, poder encontrá-los nos corredores da empresa e ter orgulho de tê-los como colegas de trabalho”, declarou.
Conheça um pouco mais do projeto Geração Energia no canal no Youtube.
Norte do país tem tempo chuvoso, nesta sexta-feira
A temperatura mínima na região é de 18ºC e a máxima pode passar dos 40ºC
Covid-19: Diego Alves testa positivo e preocupa até para Libertadores
Goleiro fará novo exame três dias antes do jogo contra o Del Valle
Caixa paga hoje auxílio emergencial para nascidos em março
Hoje, 4,1 milhões de beneficiários, nascidos em março, recebem crédito
Comentários
Bom eu sou autônomo e estou interessado a fazer o curso mais no momento não tenho salário suficiente pra paga esse curso eu gostaria muito de eu me desenvolver nessa área !!! E tbm tenho um pouco de experiência nessa área Minha idade e 23 anos
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook