4 Benefícios por manter boa postura corporal

Precisamos tratar sobre este assunto; demonstrando como as práticas de ergonomia só favorecem seu bem-estar

Redação
Publicada em 29 de maio de 2020 às 15:11
4 Benefícios por manter boa postura corporal

Embora pareça óbvio, manter boa postura corporal ainda é um tabu. Isso acontece porque muitas pessoas desconhecem os reais benefícios, assim como não conseguem conservar o hábito todo o tempo.

Precisamos tratar sobre este assunto; demonstrando como as práticas de ergonomia só favorecem seu bem-estar. Além de refletir positivamente nos aspectos da vida: trabalho, lazer e âmbito pessoal. Contribuindo para sua autoestima e desenvolvimento próprio.

Veja quais são os 4 Benefícios por manter boa postura corporal! Faça a diferença e cuide da sua saúde. 

Você sabe o que é ergonomia?

O termo “ergonomia” comumente é conectado à postura no trabalho, entretanto, sua aplicação também resulta na boa postura corporal onde quer que vá. Ok, você ainda não sabe o que é ergonomia, não é mesmo?

Essa palavra é composta por termos gregos:

“Ergon” > Trabalho

“nomos” > Normas

A ergonomia é constituída por procedimentos que auxiliam ao trabalhador a qualificar suas tarefas, através da boa postura corporal. Passar horas e horas sentado atrás da mesa, diante de uma máquina, pode produzir alterações patológicas difíceis de contornar.

A melhoria das condições de trabalho são baseadas em estudos científicos, além dos mecanismos tecnológicos, a fim de capacitar os indivíduos. Escoliose, bursite, inchaço nas articulações e tendinite, são algumas das consequências quando não há técnicas ergonômicas para proteger profissionais em seu ambiente de trabalho. 

Por isso, é fundamental regular adequadamente sua cadeira ergonômica, fazer alongamentos entre os intervalos e praticar exercícios físicos diariamente.

Mas, se você está pensando que essas adaptações são essenciais apenas onde trabalha, está muito enganado. As vantagens para sua saúde dependem de disciplina também no home office, durante os estudos, na academia e em outras situações. Descubra agora quais são os benefícios por manter boa postura corporal.

  1.  Ajuda a inibir o estresse

Como você já descobriu, a ergonomia reúne recursos tecnológicos e práticas físicas: ginástica laboral (na empresa), alongamentos e exercícios respiratórios. Ao realizar esses processos, o corpo relaxa e reduz os níveis de cortisol, ou melhor, os níveis de estresse.

Em contrapartida, a piora da postura corporal atinge diretamente a forma como se respira, exigindo mais do seu organismo. O que não é nada bom! Incluir bons hábitos e maquinário eficiente potencializa seu bem-estar. Pense nisso.

 

  1.  Renova sua autoestima 

A postura de um indivíduo pode indicar muita coisa! Pessoas que têm costume de andar cabisbaixas transmitem uma ideia de abatimento, decepção ou cansaço. Claro, mental e físico. Concluímos então que as técnicas ergonômicas possibilitam uma postura ereta, confiante.

Observe, isto não se restringe apenas em renovar a sua autoestima, de Igual modo, favorece sua imagem profissional e com pessoas de seu convívio. Percebe como o posicionamento do seu corpo rende vantagens em diversos âmbitos na sua rotina?

  1.  Aumenta a produtividade

Em posição incômoda, suas articulações começam a enviar sinais de alerta, deixando você mais suscetível a erros. Números se passam desapercebidos, a compreensão de informações não é mais a mesma, nem os diálogos aliviam suas dores. Portanto, é impossível trabalhar ou estudar de modo competente se seu físico está sendo afetado.

Já em outras circunstâncias, a postura corporal correta tende a aumentar a produtividade. Ao garantir conforto, reprimir cansaço e estresse, além de prevenir doenças ocupacionais.

E tem mais, se você pode contar com móveis de qualidade, que sejam aconchegantes, abre-se caminho para a criatividade, melhor dinamismo com outras pessoas e ampliam-se as oportunidades de alcançar metas. Pessoais, nos relacionamentos e no trabalho.

  1.  Promove o equilíbrio do organismo

Talvez não esperasse isso, mas fique sabendo que com a boa postura corporal se promove o equilíbrio do organismo. Pois, ao manter-se curvado, acumulando desgastes, seus órgãos sofrem a sobrecarga. Gerando dores no estômago, constipação intestinal, entre outras situações desagradáveis. 

A ergonomia, executada adequadamente, te torna mais saudável, permitindo que o organismo retribua com maior segurança diariamente. 

Dicas para manter a postura corporal apropriada ao sentar

  • Invista em mobiliário de fácil adaptação (ou cobre da organização);

  • Encoste a coluna na cadeira de maneira confortável e segura, com ângulo de 90 graus;

  • Faça alongamentos durante os intervalos de suas tarefas diárias (arrume um tempinho);

  • Adeque a altura da cadeira junto a mesa para que os punhos fiquem bem estendidos e não abaixados;

  • Evite a mesma posição durante longos períodos, prevenindo inchaços, tendinites e má circulação sanguínea;

  • Utilize sapatos confortáveis, principalmente se sua rotina demanda muito tempo em pé, ou caminhando;

  • Cuidado para não manter seu queixo próximo demais ao pescoço, ou seja, sem permanecer com a cabeça abaixada; eleve o queixo, melhore a postura!;

  • Busque suporte em equipamentos para braços, pés, coluna dorsal e visão (com boa iluminação).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook