6 Dicas para usar o cartão de crédito de maneira consciente e não se endividar

Continue lendo para descobrir como você pode usar o cartão de crédito e não se endividar

Tudorondonia
Publicada em 31 de janeiro de 2023 às 15:50
6 Dicas para usar o cartão de crédito de maneira consciente e não se endividar

Você sabia que, segundo o Serasa, a principal dívida dos brasileiros inadimplentes é a fatura do cartão de crédito? Usar o cartão de crédito e não se endividar tem sido um desafio dentro das condições de desemprego do país e de todos os benefícios dessa modalidade.

Mas, antes de sair cancelando os cartões, saiba que o motivo para a inadimplência pode estar no hábito das pessoas. Continue lendo para descobrir como você pode usar o cartão de crédito e não se endividar.

É possível usar o cartão de crédito e não se endividar?

Com tantas pessoas que ficaram inadimplentes dessa forma, usar o cartão de crédito e não se endividar parece impossível, mas não é. A dificuldade para pagar as faturas costuma ter relação com o comportamento do consumidor.

Entre as razões mais comuns para o endividamento estão:

Não realizar o planejamento de renda;

Não entender como funcionam os juros e a anuidade;

Não possuir reserva de emergência.

Por isso, mudando a forma como o consumidor executa os seus gastos e finanças, é possível usar o cartão de crédito e não se endividar.

O que acontece se eu usar o cartão de crédito e não pagar?

A principal consequência de não conseguir pagar as dívidas do cartão é ter o nome inserido na lista de inadimplentes do Serasa e do SPC. É o famoso nome sujo ou negativado.

Isso implica não conseguir pedir outros cartões ou empréstimos, abrir contas em bancos ou fazer matrículas em universidades privadas. A solução acaba sendo negociar a dívida.

6 Dicas para usar o cartão de crédito e não se endividar

Abaixo, você encontra algumas dicas para evitar o endividamento e não ficar com o nome sujo ao usar o cartão de crédito.

Faça uma lista do que deseja comprar

A primeira dica para usar o cartão de crédito e não se endividar é ter sempre em mãos uma lista do que você realmente precisa comprar e não gastar com nada além disso. Mas, atenção, a lista deve conter somente o necessário!

Evite parcelar as compras

O parcelamento pode ser uma solução quando você não tem dinheiro para algo importante, como remédios. Entretanto, acaba se tornando uma armadilha nas compras corriqueiras, porque a tendência é se esquecer de parcelas antigas e acabar acumulando.

Conheça a anuidade do cartão

A anuidade é um valor cobrado pelos bancos para que o titular possa ter acesso aos serviços. Alguns cartões podem ter anuidades bem altas, divididas mensalmente.

O que geralmente acontece é que o consumidor esquece de incluir a anuidade nos seus gastos e, no final, não tem dinheiro para pagar a fatura.

Mantenha o limite do cartão baixo

Se houver um descontrole de gastos, não adianta achar que o limite do sistema de créditos será usado apenas em situações de emergência. O valor máximo para gastar com o cartão deve ser apenas o que sobra do salário para o lazer.

Então, para usar o cartão de crédito e não se endividar, vá ao seu banco e peça para diminuir o valor do seu limite de compras.

Calcule os juros

Um dos motivos pelo qual é tão fácil se endividar usando o cartão de crédito é que são muitas variáveis para calcular. Nem sempre o usuário tem noção de qual será o valor final da fatura.

Primeiramente, fique atento aos juros do parcelamento, cobrado por certas lojas quando o valor da compra é dividido muitas vezes. Além disso, tenha noção do crédito rotativo, que é o juros cobrado quando a fatura não é completamente paga.

Escolha bem o seu cartão

As taxas, como a anuidade e o crédito rotativo, podem ser menores dependendo do cartão utilizado. Por isso, para usar o cartão de crédito e não se endividar, escolha bem o melhor cartão de crédito para você.

Bônus: Tenha dinheiro reserva

O ideal é evitar as dívidas ao utilizar o sistema de crédito. Contudo, em último caso, é importante ter um dinheiro a mais para pagar uma fatura que extrapole a renda mensal.

Se isso acontecer, não se desespere, você sempre pode começar a mudar seus hábitos e evitar os gastos excessivos.

Conhece alguém que também sempre fica enrolado com a fatura do cartão? Então, compartilhe esse conteúdo para os seus conhecidos não se endividarem mais.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook