715 pessoas passaram pelo drive-thru de testagem rápida para detecção da covid-19
Finalidade do Governo de Rondônia com estas ações de testagem rápida é identificar precocemente o vírus, iniciar o tratamento e reduzir as chances de transmissão da doença
Mais de 700 pessoas foram submetidas ao teste para diagnóstico da covid-19
O Governo de Rondônia realizouo ontem (5), em Pimenta Bueno, mais uma ação de testagem rápida para detecção da covid-19. No formato drive-thru, a ação aconteceu na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, localizada na Avenida Cunha Bueno, entre às 8 horas e 13 horas.
Ao todo, 715 pessoas foram submetidas ao teste rápido e, deste total, 253 testaram positivo para a doença. Elas passaram pelo atendimento médico, receberam o medicamento disponibilizado pelo Governo de Rondônia e devem iniciar o tratamento, mantendo o isolamento social até que estejam totalmente recuperadas.
Idosa, Inês Amália (banco traseiro), elogiou iniciativa do Governo de Rondônia
Inês Amália Corrente, de 62 anos, está entre as pessoas que fizeram o teste neste sábado em Pimenta Bueno. A idosa elogiou a iniciativa do Poder Executivo. “Eu sou vacinada, com as três doses, e estava sentindo um ardido na garganta, tosse seca e vim fazer o teste para ter certeza, acabar com a dúvida. Achei essa ação muito boa, pois a gente não precisa nem mesmo descer do carro para fazer o teste, então é mais fácil e a gente se sente até mais segura”.
O objetivo do Governo de Rondônia com estas ações de testagem rápida é justamente identificar precocemente o vírus, iniciar o tratamento e reduzir as chances de transmissão da doença. O método utilizado nestas ações é o antígeno, considerado um dos exames mais precisos para a identificação do coronavírus. O processo é baseado na coleta de secreções nasais, por meio de swab, uma haste flexível com ponta de algodão.
“É extremamente importante a população fazer o teste rápido, até porque muitas pessoas são assintomáticas. Ou seja, não têm sintoma nenhum, mas estão transmitindo o vírus e podem transmitir para uma pessoa que tenha propensão a ficar grave, precisar de UTI. Por isso, quem está sentindo algum sintoma ou teve contato com alguém infectado precisa fazer o teste”, reforça o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, que acompanha as ações neste final de semana.
O secretário da Saúde elencou algumas das principais medidas adotadas pelo Governo de Rondônia para o enfrentamento à covid-19 nesta nova fase. “O estado de Rondônia está crescendo muito economicamente e temos que continuar com esse crescimento. Para conseguirmos isso, mantendo abertos o comércio, igrejas e academias, precisamos testar as pessoas, tratar os casos positivos e manter o isolamento para quebrar a cadeia de transmissão do vírus, aumentar a vacinação e é isso que estamos fazendo. O Governo de Rondônia também vem aumentando o número de leitos de UTI e leitos clínicos e contratando novos profissionais de saúde. Nesta semana, o Estado contratou quase dois mil profissionais; foram 580 médicos e 1.299 profissionais não médicos”, ressaltou.
Ele disse ainda que o Governo de Rondônia conta com um pacote de medidas para manter a economia crescendo e cuidando da Saúde da população.
Neste domingo (6), outra ação de testagem rápida para a detecção da covid-19 acontece no município de Cacoal, no estacionamento do Cacoal Shopping. Os testes começam a ser realizados a partir das 8 horas e seguem até às 13 horas. Para o drive-thru para diagnóstico da covid-19, o Executivo Estadual disponibilizou 1.200 testes.
População de Pimenta Bueno recebe programa “Rondônia Cidadã” que facilita acesso aos serviços sociais básicos
Ao longo do ano de 2022, diversas ações do programa "Rondônia Cidadã" devem acontecer nos municípios rondonienses
Rondônia reúne políticas públicas que atraem e acolhem migrantes e refugiados
Rondônia é o único estado da região Norte que possui uma Central de Informação aos Migrantes e Refugiados, onde concentra um atendimento personalizado e humanizado
Sala de Situação da Sedam amplia o monitoramento ambiental em Rondônia
A Sala de Situação da Sedam é um centro de monitoramento de eventos hidrometeorológicos, e tem o objetivo de subsidiar a tomada de decisões dos gestores estaduais e nacionais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook