A praga do nepotismo

Alguns até o são, reconheça-se, mas esses são exceção da exceção. Por isso, já passou da hora de extirpar na administração pública essa praga chamada nepotismo

Valdemir Caldas
Publicada em 24 de agosto de 2021 às 07:51
A praga do nepotismo

Aqui e acolá nos deparamos com notícias sobre o nepotismo. Agora mesmo tomamos conhecimento de possível casos de nepotismo na prefeitura de Cacoal. Quem trouxe a informação foi o jornal Extra de Rondônia, cuja matéria foi reproduzida pelo jornal Tudo Rondônia. O denunciante é o vereador Valdomiro Corá. Por isso, fará bem a Câmara Municipal de Cacoal aproveitar a oportunidade para providenciar medidas para acabar de uma vez por todas com o nepotismo.

A bem da verdade, o povo não aceita, tampouco admite que o favorecimento gracioso a parentes de políticos e autoridades públicas continuem sendo uma prática comum nas instituições e repartições públicas. Essa situação, diga-se de passagem, subverte a lógica da Constituição Federal que dispõe sobre a admissão de pessoal no serviço público apenas mediante concurso. Lamentavelmente, não é isso o que se verifica na prática, senão o inchaço quase teratológico das folhas de pagamento por conta do descaramento de uma parcela de dirigentes em beneficiar alguns dos seus parentes e aderentes.

Longe de mim, contudo, dizer que isso esteja acontecendo na prefeitura de Cacoal, motivo pelo qual é preciso investigar o caso, até porque a prática do nepotismo, pelo que se tem visto, não é uma exclusividade dessa ou daquela instituição, desse ou daquele poder. Nesse caso, cabe à Câmara Municipal chamar para si a responsabilidade de largar na frente na luta contra o nepotismo, apresentando ao plenário uma Emenda à Lei Orgânica do Município versando sobre a extinção dessa prática perniciosa, tanto no Legislativo quanto no Executivo.

Trata-se, sem dúvida, de uma matéria de grande interesse social, cuja votação não pode ser postergada por mais tempo. Logo, é imperioso que os poderes Executivo e Legislativo de Cacoal também se quedem à voz rouca das ruas, em última análise, e sigam os mesmos caminhos adotados por alguns municípios e câmaras municipais. Isso porque já não convence o argumento comumente usado por políticos, nas mais diferentes esferas de poder, de que os parentes por eles admitidos em seus gabinetes e/ou repartições públicas são pessoas de reconhecida competência técnica para a função indicada. Alguns até o são, reconheça-se, mas esses são exceção da exceção. Por isso, já passou da hora de extirpar na administração pública essa praga chamada nepotismo.

Comentários

  • 1
    image
    edgard feitosa 24/08/2021

    com absoluta certeza o articulista acredita com máxima fé que "nepotismo" vai ser "algum dia" extinto; LEDO ENGANO!!! com a reforma administrativa que está sendo gestada pelos "representantes do povo", a CATERVA MAFIOSA DOS POLÌTICOS,o nepotismo vai se MEGAMULTIPLICAR; não havendo mais concurso público, mas indicações dos políticos ou as FAMOSAS EMPRESAS TERCEIRIZADAS que nada mais são do que empresas dos políticos, o que se pode esperar????? a corrupção vai GRASSAR LIVRE, LEVE E SOLTA, pois os cargos serão ocupados pelos SACRIPANTAS dos políticos que tem apenas compromisso em se LOCUPLETAR;

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook