Abertas as inscrições para processo seletivo de instrutores do Pronatec Mulheres Mil, até dia 17
O Processo Seletivo, lançado pelo Idep, visa selecionar instrutores que vão atuar em cursos do Pronatec Mulheres Mil, voltados aos municípios e distritos
Instrutores são contratados conforme as demandas dos cursos profissionalizantes
O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está com inscrições abertas até domingo (17), para o Processo Seletivo Público Simplificado de Bolsistas Instrutores, a fim de atuarem no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec Mulheres Mil – Bolsa Formação, na forma de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), presencialmente nas Unidades Executoras (UEx) da Instituição de ensino profissionalizante ou online.
As inscrições podem ser realizadas por meio do edital, https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/edital-no-1-2024-processo-seletivo-publico-simplificado-de-bolsistas-instrutores/, disponibilizado no site do Idep, https://rondonia.ro.gov.br/idep/, no qual está publicado o edital com todas as informações.
Podem se inscrever para as vagas previstas, desde que atendidos os critérios do Processo Seletivo, o público em geral, inclusive servidor ativo ou inativo de qualquer instituição da administração pública federal, estadual ou municipal. De acordo com o edital, o prazo de validade será de até um ano, a contar da data de publicação do resultado final, no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof-RO), podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Idep. A vigência da Bolsa será de acordo com o período de execução dos cursos nos municípios, e conforme a necessidade do Instituto. O resultado final, com a lista geral de credenciados sairá no dia 5 de abril de 2024.
QUALIFICAÇÃO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a realização de mais um processo seletivo, com o objetivo de selecionar instrutores, que vão atuar em cursos profissionalizantes, reflete os avanços que a educação profissional vem tendo nos 52 municípios rondonienses.
“Com a contração de mais instrutores, o ensino profissionalizante se fortalece porque aumenta o número de cursos voltados aos cidadãos, os quais, ao obterem qualificação da mão de obra, têm mais chances de melhorar de vida, com a inserção no mercado de trabalho”, declarou.
MULHERES MIL
Educação profissional capacita aluno, conforme as tendências do mercado de trabalho
O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído nacionalmente em 2011, como resultado positivo alcançado por uma iniciativa piloto de mesmo nome, lançada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec). Seu objetivo é promover a formação profissional, bem como o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste.
VAGAS
O Processo Seletivo lançado pelo Idep visa selecionar instrutores que vão atuar em cursos do Pronatec Mulheres Mil, voltados aos municípios e distritos. Os cursos serão ministrados, conforme as demandas do mercado de trabalho e vocação econômica de cada localidade. Os locais contemplados neste cronograma (anexo ao edital) e os cursos para os quais serão selecionados instrutores, são:
Guajará-Mirim
- Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem;
- Depilador;
- Manicure e Pedicure;
- Artesão Biojoias.
Nova Mamoré
- Artesão de Biojoias;
- Artesão de Pintura em Tecido.
Distrito de Calama
- Artesão de Biojoias
- Depilador
- Manicure e Pedicure
- Horticultor Orgânico
Distrito de Extrema
- Horticultor Orgânico;
- Agricultor Orgânico;
- Manicure e Pedicure;
- Artesão de Biojoias.
Porto Velho
- Assistente Administrativo;
- Maquiador;
- Artesão de Pintura em Tecido;
- Depilador;
- Microempreendedor Individual (MEI);
- Salgadeiro;
- Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.
Ji-Paraná
- Maquiador;
- Artesão em Bordado à Mão.
Ariquemes
- Manicure e Pedicure;
- Assistente Administrativo.
Vilhena
- Manicure e Pedicure.
Cacoal
- Artesão em Bordado à Mão.
Violência contra jornalistas no Brasil cai, mas cerceamento judicial preocupa
FENAJ destaca queda de quase 52% no total de episódios, mas destaca crescimento de 92,31% nos casos de cerceamento ao exercício profissional por meio de ações judiciais
FENAJ pede ao Ministério do Trabalho mais rigor na concessão de registros profissionais
O encontro foi marcado pelo secretário de Relações do Trabalho do MTE, Marcos Perioto, que também participou da reunião
Mercado de trabalho formal no Jornalismo demite mais do que emprega em 2023
Segundo Caged, jornalistas perderam 883 postos de trabalho com carteira assinada ao longo do ano passado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook