Ação de Regularização Fundiária Rural é promovida pelo governo de RO
O objetivo é promover segurança jurídica e desenvolvimento sustentável e regularização fundiária rural para produtores do município de São Miguel do Guaporé e região
Os atendimentos aos produtores rurais acontecem em São Miguel do Guaporé, no período de 23 a 28 deste mês
Para promover segurança jurídica e desenvolvimento sustentável, o governo de Rondônia vai realizar atendimento de Regularização Fundiária Rural para produtores do município de São Miguel do Guaporé e região. A ação acontece por meio da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) mediante Acordo de Cooperação Técnica (ACT), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semat), entre os dias 23 e 28 de setembro, das 8h às 17h.
O Acordo de Cooperação Técnica nº_324/2023, firmado entre os governos estadual e federal, tem como objetivo assegurar que os produtores rurais possam regularizar suas terras, garantindo direitos fundamentais ao desenvolvimento rural.
AÇÃO CONJUNTA
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esta ação proporciona segurança jurídica e cria oportunidades para novos investimentos e um futuro mais sustentável na região. “A presença do governo estadual e do Incra é essencial para o fortalecimento do uso legal das terras públicas, trazendo benefícios diretos aos pequenos produtores e ao desenvolvimento do estado”, ressaltou.
O secretário da Sepat, David Inácio, salientou a importância da ação, citando como exemplo recente, a regularização realizada no distrito de Extrema, em Porto Velho, que aconteceu entre os dias 8 e 14 de setembro. Além dos 290 atendimentos presenciais na Plataforma de Governança Territorial (PGT), foram emitidas 55 Certidões de Reconhecimento de Ocupação (CRO), documentos indispensáveis para comprovar a ocupação legítima de áreas públicas, e ainda foram feitas 12 vistorias em propriedades da região.
“Os atendimentos ao produtores reafirmam o empenho do governo de Rondônia com a promoção do desenvolvimento rural, integrando políticas públicas que fortalecem a regularização fundiária como uma ferramenta para a justiça social e preservação ambiental” afirmou secretário.
REGULARIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO
A realização de vistorias em campo, pelas equipes da Sepat e do Incra, avaliam o cumprimento das exigências ambientais e legais pelos ocupantes das terras. Essas vistorias são cruciais para garantir que o processo de regularização fundiária esteja alinhado, tanto com as necessidades dos produtores quanto com a preservação ambiental. Conforme o secretário, a emissão dos títulos definitivos de propriedade aos posseiros representa um avanço na legalização de terras, e um compromisso com a proteção do meio ambiente.
O superintendente do Incra em Rondônia, Luís Flávio Carvalho Ribeiro frisou que, o Vale do Guaporé merece uma atenção especial na regularização fundiária rural. São muitas famílias que vivem distantes das unidades avançadas e que necessitam do documento da terra. Uma região próspera, que com o título vai se desenvolver, ainda mais.
Programa 'Cidadania Empresarial' atenderá empreendedores em Vilhena nos dias 18 e 19 de outubro
O evento contará com auxilio e informações sobre formalização, além de palestras e oficinas que incentivam o desenvolvimento dos negócios
Governo de RO firma Termo de Cooperação para oferta de estágio nas instituições de segurança pública
Acordo permite concessão de estágio obrigatório para alunos dos cursos técnicos e superiores do Instituto, nas diversas instituições de segurança pública do estado
Programa Sentinela vai monitorar violência contra candidaturas LGBT+
Iniciativa vai monitorar denúncias de violência política e de gênero
Comentários
Já organizei todos esses documentos incluindo CRO, mas não entendo o porque de tanta demora pra pra emitir esse titulo, são mais de 15 anos na luta por este documento. Nessa operação já compareci algumas vezes.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook