Ação do TSE nas redes sociais celebra o Dia Internacional da Checagem de Fatos

Iniciativa tem o objetivo de ressaltar a responsabilidade de todos pela apuração das informações disseminadas na internet

TSE
Publicada em 02 de abril de 2020 às 17:13
Ação do TSE nas redes sociais celebra o Dia Internacional da Checagem de Fatos

Os perfis do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas redes sociais divulgam, nesta quinta-feira (2), uma série de conteúdos dedicados ao Dia Internacional da Checagem de Fatos ou International Fact-Checking Day. A data tem o objetivo de destacar que a responsabilidade pela apuração de informações disseminadas nas redes sociais não deve ser obrigação apenas de profissionais e organizações que atuam na área, mas de qualquer pessoa.

Os posts trarão ao internauta 10 passos básicos para a checagem de uma informação antes de seu compartilhamento. O material, que está abrigado ainda na página Fato ou Boato?, foi produzido pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), entidade parceira do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020. Além disso, os perfis da Justiça Eleitoral farão um agradecimento às agências de checagem também parceiras do Tribunal no Programa: Aos Fatos, Lupa e Boatos.org.

A assessora-chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa, explica que a ação deste dia 2 é uma sequência da movimentação realizada pelo TSE na data de ontem, Dia da Mentira, inserida na iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que promove a campanha #FakeNewsNão. “O objetivo é levar ao internauta não só informação de qualidade, como fizemos na ação de ontem, mas também oferecer ferramentas básicas de checagem”, disse ela.

Acesse os perfis do TSE, curta e compartilhe essa ação!

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook