Ação integrada de regularização ambiental é realizada ao município pelo governo de RO
A ação visa oferecer suporte técnico para que proprietários rurais com áreas de até quatro módulos fiscais possam regularizar suas terras de acordo com as normas ambientais vigentes

A iniciativa, promovida pela Sedam, acontece no auditório da Prefeitura de Mirante da Serra
Com o intuito de oferecer suporte técnico para que proprietários rurais com áreas de até quatro módulos fiscais possam regularizar suas terras, de acordo com as normas ambientais vigentes, o governo de Rondônia está realizando de 26 a 28 de março, das 8h às 17h, uma ação integrada de regularização ambiental rural no município de Mirante da Serra. Promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater-RO) e a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé (Ecoporé), a iniciativa acontece no auditório da prefeitura da cidade, e ocorre no âmbito do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL).
Publicidade
A iniciativa garante mais segurança aos produtores e impulsiona práticas sustentáveis no campo
A estratégia é desenvolvida em três etapas fundamentais:
- A Sedam inicia o processo, realizando a correção de pendências e a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR);
- A Emater-RO auxilia os proprietários na adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e na elaboração do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas (Prada); e
- A Ecoporé conduz o cadastramento da propriedade e presta apoio na implementação das áreas de recuperação ambiental.
Essa atuação integrada possibilita a regularização ambiental dos imóveis rurais e promove a recuperação de áreas degradadas, contribuindo para a conservação dos recursos naturais.
DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca a relevância da iniciativa e a importância da promoção do equilíbrio entre produção e preservação ambiental. “Nosso compromisso é garantir que os produtores rurais tenham acesso a mecanismos que viabilizem a regularização ambiental de suas propriedades, promovendo desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental”, salientou.
De acordo com o coordenador de Regularização Ambiental Rural, Geovani Marx Rosa, a iniciativa fortalece o equilíbrio ecológico e econômico da região. “Com a parceria entre governo e entidades especializadas, os proprietários rurais do município têm acesso a um processo simplificado e eficiente para adequação às exigências ambientais. A ação reforça o compromisso do estado com a preservação da Amazônia, e demonstra a importância da cooperação entre diferentes setores para o desenvolvimento sustentável”, destacou.
Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a ação garante mais segurança aos produtores e impulsiona práticas sustentáveis no campo. “Essa ação integrada possibilita que os produtores tenham segurança e apoio técnico para cumprir a legislação ambiental, garantindo benefícios tanto para a produção rural quanto para a conservação dos recursos naturais”, afirmou.
A ação faz parte do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil), financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), implementado pelo Banco Mundial (BM) e executado pela Conservação Internacional (CI-Brasil). A atividade também conta com a parceria da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
Comunidade indígena recebe lancha para transporte escolar
Indicação da deputada Lebrinha garante melhoria no transporte fluvial de estudantes das aldeias do setor Rio Branco
MPF defende manutenção da matrícula de estudante autista aprovada em vaga para pessoas com deficiência na Univasf (PE)
Candidata do curso de medicina apresentou laudos comprovando que tem transtorno do espectro autista
Termina neste domingo (30) o prazo de inscrição para o processo seletivo de estágio do MPF
Prova on-line será aplicada em 13 de abril; bolsas variam de R$ 621 a R$ 2.055, dependendo do nível de escolaridade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook