Ações da operação “Aciso” serão retomadas em Rondônia; município recebe equipes de voluntários em dezembro
A nova fase da operação contribuiu também para reforçar as ações de civismo
Município de Cabixi será contemplado com ações voluntárias da operação “Aciso” em dezembro deste ano
Os atendimentos da operação “Ação Cívico-Social” (Aciso), coordenada pela Casa Militar do Governo de Rondônia, suspensos desde 2020, por causa da pandemia do coronavírus, vão ser reiniciados dia 4 de dezembro (sábado) no município de Cabixi, região Sul do Estado, com ações desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Anchieta, localizada a Avenida Guarani, 4125, com encerramento previsto no domingo (5).
O coordenador da operação, major PM Rodrigues, explicou que, o mais importante neste novo formato de operação “Aciso” é a participação de voluntários, considerados peças fundamentais para que haja por parte da comunidade o despertar para questões que não dependem unicamente do Poder Público, desenvolvendo a responsabilidade social dos munícipes.
O atendimento pela operação “Aciso”, segundo o coordenador, é realizado há anos e “atravessou” governos. Segundo ele, seguindo uma recomendação expressa do governador Marcos Rocha, o projeto foi repaginado e passou a atuar com uma rede de voluntários. Deixou de ser puxado, por exemplo, somente pelo serviço público, com exceção da prestação de serviços essenciais como emissão de documentos e realização de cadastros.
PARCERIAS
O projeto funciona atualmente mais com o suporte de instituições e entidades voluntárias. O secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Carlos de Goes, ressaltou a importante parceria do Instituto Kaleo, um dos principais responsáveis pela mobilização voluntária de médicos, odontólogos e outros profissionais de saúde que se doam no atendimento aos carentes em cada nova edição da “Aciso”. Destaque também para o engajamento da Secretaria de Estado e Ação Social (Seas), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Tudo Aqui, secretarias municipais de saúde, educação e assistência social, Cadastro Único (Cadúnico), Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
A nova fase da operação contribuiu também para reforçar as ações de civismo, realizadas com uma semana de antecedência nas escolas das redes municipal e estadual mediante a realização de palestras, hasteamento da bandeira e cântico do hino nacional.
Em Cabixi, desde 29 de outubro são realizados atos cívicos em escolas municipais e estaduais como palestras, hasteamento de bandeira e cântico do hino nacional, além de cursos profissionalizantes, que se estenderão até 3 de dezembro. “Nas escolas, a ideia é manter vivo o culto aos símbolos nacionais entre os alunos (crianças)”, disse o major Rodrigues.
ESTATÍSTICA
No município de Costa Marques, em 2019, durante os 5.103 atendimentos foram ministradas palestras para mais de 3 mil alunos de diferentes idades da rede pública. Em Guajará-Mirim, dentre os 7.996 atendimentos nas especialidades médica, odontológica, emissão de documentos, cursos profissionalizantes, vacinação e outros, foram feitas palestras em escolas da rede estadual e escolas municipais.
Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação
Mais de 600 professores e gestores participaram do maior evento de educação na capital
Atendimentos presenciais na Procuradoria Geral do Município estão suspensos de 24 a 26 de novembro
Serviços continuam sendo prestados em plataformas virtuais
Prazo para adesão ao Refis encerra em dezembro de 2021
Programa não terá nova edição em 2022
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook