Ações de incentivo à doação de sangue são reforçadas pelo governo de RO durante as férias de julho
Além das campanhas permanentes nas unidades da Hemorrede, a Fhemeron reforça as coletas externas e parcerias estratégicas, estimulando a doação voluntária de sangue e ampliando o acesso dos doadores

Governo de Rondônia intensifica durante o mês de julho, as ações de incentivo à doação de sangue para todo o estado
Com a chegada do período de férias escolares e o aumento do fluxo nas estradas por conta de viagens, o governo de Rondônia intensifica, durante o mês de julho, as ações de incentivo à doação de sangue em todo o estado. A medida busca garantir a manutenção dos estoques para atender possíveis emergências e a demanda transfusional das unidades hospitalares.
Publicidade
Além das campanhas permanentes nas unidades da Hemorrede, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) reforça as coletas externas e parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas, estimulando a doação voluntária de sangue e ampliando o acesso dos doadores. A expectativa é manter os estoques estáveis, mesmo durante o período de recesso, quando tradicionalmente o número de doações diminui.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações de fortalecimento da rede de doação refletem o comprometimento do estado com a saúde pública. “Garantir o abastecimento dos estoques de sangue é essencial para o funcionamento da Hemorrede e demonstra o empenho do governo em investir e mobilizar a população em prol da vida e da solidariedade”, salientou.
A presidente da Fhemeron, Gabriele Moreira Gaspar, reforçou o papel fundamental das campanhas e parcerias neste momento. “As mobilizações nos aproximam da comunidade, geram consciência coletiva e ampliam o número de voluntários, assegurando o atendimento às demandas hospitalares em todas as regiões do estado”, explicou.
A assistente social da Fhemeron, Maria Luiza, complementou que a iniciativa visa não apenas a ampliação do estoque, mas também a manutenção da segurança transfusional. “Mesmo durante as férias é indispensável que o compromisso com a vida continue. Por isso, buscamos alternativas para garantir que não faltem bolsas de sangue, ampliando campanhas e contando com o apoio de parceiros comprometidos”, enfatizou.
Além das campanhas, a Fhemeron segue informando a população sobre os critérios básicos para a doação:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis);
- Pesar no mínimo 50 quilos;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Ter dormido pelo menos 8 horas na noite anterior;
- Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos;
- Não fumar por pelo menos duas horas antes da doação;
- Homens podem doar até 4 vezes ao ano (intervalo mínimo de 60 dias);
- Mulheres podem doar até 3 vezes ao ano (intervalo mínimo de 90 dias);
HEMOCENTROS
Os polos de hemocentros funcionam em cinco municípios do estado, sendo eles em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim e Ji-Paraná. Na Capital o horário de funcionamento do hemocentro é de segunda a sexta feira, das 7h15 às 18h, e ao sábados das 7h às 12h, localizado na Avenida Jorge Teixeira, nº 3.766, Bairro Industrial. Mais informações estão disponíveis no Portal Fhemeron.
PF prende indivíduo transportando 40 kg de drogas em caminhão
O preso foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Porto Velho
PF prende homem em flagrante com mais de R$ 2 mil em notas falsas recebidas pelos Correios
O autuado foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal
Frutificando em ações positivas
Frutificar em ações positivas é fazer o bem independente do reconhecimento terreno
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook