Acordo de Cooperação Técnica é assinado para criação das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado
O Acordo de Cooperação Técnica é um avanço para a Segurança Pública em Rondônia e cria as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado
O termo consiste na cooperação técnica e operacional entre Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Polícia Penal
Dando seguimento ao combate à criminalidade no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus e Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, assinou na quinta-feira (10), junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Polícia Federal, o Acordo de Cooperação Técnica criando as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado.
O termo consiste na cooperação técnica e operacional entre Polícia Federal – PF, Polícia Militar – PMRO, Corpo de Bombeiros Militar – CBMRO, Polícia Civil – PCRO, Polícia Técnico-Científica – Politec e Polícia Penal, para fomentar o combate às organizações e associações criminosas, tráficos de drogas e armas, delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, lavagem e ocultação de bens e demais crimes.
Entre as medidas, estão previstas ações entre órgãos como o planejamento; coordenação e execução de ações policiais; ações de prevenção ao crime e possíveis ameaças à ordem e Segurança Pública; execução de eventos de capacitação técnica (âmbito regional ou nacional); acesso às bases corporativas de dados; compartilhamento de informações e ferramentas; intercâmbio de conhecimento e troca de experiências profissionais e técnicas; estabelecimento e aplicação de rotinas, além de procedimentos padronizados de atuação.
O governador do Estado, Marcos Rocha afirmou que, o Acordo de Cooperação Técnica entre os órgãos é um avanço para a Segurança Pública em Rondônia. “Buscamos medidas para dar mais segurança à população e as ações vão desde os treinamentos, investimentos em armamentos, ações conjuntas entre as forças de segurança do Estado, totens instalados em pontos estratégicos, que inclusive, a Sejus já tem acesso aos dados mediante o Centro Integrado de Operações – Ciop. Agora com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Polícia Federal, além das medidas serem mais fortalecidas, teremos novas ações estratégicas e operacionais, o que representa um avanço para nossa segurança pública”, concluiu.
O secretário da Sejus, Marcus Rito ressaltou que, apesar de cada órgão ter sua especificidade e seu âmbito de atuação, o Acordo torna o sistema de Segurança Pública de Rondônia ainda mais completo e preparado para o combate à violência e criminalidade”, finalizou.
Representando os órgão envolvidos, assinaram o termo o secretário da Sejus, Marcus Rito, a superintendente Regional da Polícia Federal em Rondônia, Larissa Magalhães Nascimento e o secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital.
Operação Mapinguari inicia execução de desocupação do parque estadual de Guajará-Mirim
Segundo o comandante, a 2ª fase da Operação já iniciou com resultados positivos, visto que cerca de 50% dos invasores já saíram da região, além da retirada voluntária de centenas de gados dos pastos em áreas desmatadas
Em ação conjunta, PRF, PF e PM apreendem 150 Kg de cloridrato de cocaína em Vilhena/RO
A droga iria ser levada até a cidade de São Paulo/SP
PF realiza leilão de veículos em Rondônia
São oferecidos 34 lotes de veículos, incluindo duas embarcações e um jet-ski
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook