Adote o futuro: Poder Judiciário incentiva o plantio de árvores
A campanha é promovida pela Emeron em parceria com o batalhão da polícia ambiental
O Poder Juiciário de Rondônia, por meio da A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e com a parceria da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), realizam, na próxima semana, a campanha Adote o futuro. A ação, promovida como atividade de extensão da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Ambiental, visa a adoção de árvores para o confronto ao desmatamento na Amazônia.
Visando contribuir com a preservação da floresta e com um futuro saudável para as próximas gerações, a Emeron e o BPA, com apoio do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade (Nages) do Tribunal de Justiça de Rondônia, realizarão, de 21 a 25 de setembro, a entrega de 300 mudas de onze espécies diferentes. A entrega será feita no sistema drive thru, mediante agendamento prévio, para evitar aglomerações.
Apesar de o Brasil ter compromissos internacionais para a redução do desmatamento e das queimadas, o que tem sido visto nos últimos anos é justamente o aumento dessas práticas. Dados de monitoramento por satélite divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no mês passado, mostram que a taxa de desmatamento na Amazônia aumentou 34% nos últimos 12 meses, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso significa que, entre agosto de 2019 a julho de 2020, mais de 9,2 mil quilômetros quadrados (km2) de floresta foram derrubados, o que equivale a seis vezes o tamanho da cidade de São Paulo.
Certidão de nascimento
A campanha é voltada ao público em geral, em especial às crianças, que representam as próximas gerações e que podem, desde a infância, contribuir para um ambiente equilibrado e que possibilite um futuro sadio. Os adotantes receberão uma "certidão de nascimento" das espécies adotadas, registrando o compromisso da adoção.
O agendamento da retirada pode ser feito no site da campanha, que também apresenta informações sobre a importância das árvores para o equilíbrio do meio ambiente, descrição das espécies que serão doadas e também vídeos explicativos sobre o plantio e a política de sustentabilidade do TJRO.
A realização da campanha Adote o Futuro está à alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas por meio do Pacto Global, do qual a Escola é signatária desde o primeiro semestre de 2020, atingindo diretamente os ODS 13 e 15, que tratam, respectivamente, da "tomada de medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos" e "proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade".
TJRO publica Resolução que institui PJeCor, sistema exclusivo para as corregedorias
O PJeCor é um sistema eletrônico único criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para as corregedorias gerais. (Acesse o DJe)
Promotores de Justiça realizam sobrevoo em áreas de queimadas na região do Valé do Guaporé
O voo foi feito no helicóptero do Corpo de Bombeiros com objetivo de verificar a extensão da degradação ambiental da região por causa das queimadas
DER inicia trabalhos de recuperação de estradas
Trabalhos iniciaram nos pontos críticos da Linha 35, onde 50 quilômetros serão recuperados com patrolamento, encascalhamento, conformação da plataforma de sete metros de largura, entre outros
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook