Advogada Fundadora da OAB Rondônia é homenageada na galeria 'A Primeira Mulher de Rondônia' do TJRO
Pioneira em sua área, Salma não só abriu caminho para outras mulheres advogadas, mas também foi a única mulher fundadora da OAB RO

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, Vanessa Esber, marcou presença na cerimônia de inauguração da Galeria “A Primeira Mulher de Rondônia”, realizada nesta sexta-feira (13) pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). A galeria homenageia 21 mulheres pioneiras que contribuíram para a história do estado, incluindo Salma Latif Resek Roumiê, a primeira mulher advogada de Porto Velho e fundadora da Seccional rondoniense.
Salma Latif, natural do Pará, chegou a Porto Velho nos anos 1960 e enfrentou uma sociedade marcada por desafios e preconceitos para mulheres no mercado de trabalho, especialmente na advocacia. Pioneira em sua área, Salma não só abriu caminho para outras mulheres advogadas, mas também foi a única mulher fundadora da OAB RO, sendo essencial para a consolidação da Seccional em Rondônia. Durante os anos 1970, quando a aceitação da mulher na profissão ainda era limitada, ela foi uma referência de dignidade e perseverança.
Publicidade
Salma advogava em seu escritório no Edifício Ji-Paraná, um ponto de encontro importante de Porto Velho, no coração do ciclo do garimpo. No local, ela era tratada com grande respeito e reverência, conquistando a confiança de seus clientes e colegas. E também, atuava ao lado de outros advogados influentes como Miguel Jorge Roumiê, Nelson Santos Oliveira e Rochilmer Melo da Rocha. Sua trajetória de sucesso e sua luta pela igualdade de direitos inspiraram gerações de advogadas e seguem como legado para a classe até hoje.
“Salma Latif não apenas foi a primeira mulher advogada de Porto Velho, mas também fundadora da nossa Seccional, enfrentando desafios e abrindo caminho para outras mulheres na advocacia. A OAB continua firme em sua missão de garantir igualdade e oportunidades para todas as advogadas, honrando a luta e a coragem dessas grandes pioneiras”, expressou a Vice-presidente da OAB Rondônia.
A inauguração da galeria, parte da Semana da Mulher promovida pelo TJRO e pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), celebra a importância das mulheres no fortalecimento das instituições e no desenvolvimento da sociedade rondoniense.
Prefeito Léo Moraes visita unidades de acolhimento e fortalece parcerias
A juíza Kerley Alcântara, titular da Vara de Proteção à Infância e Juventude, participou da visita
Filhos separados dos pais com hanseníase lutam por reparação
Mesmo quando doença já tinha cura, crianças eram tiradas das famílias
Por unanimidade, STF mantém suspensão da rede social Rumble
Rede não tem representante legal no Brasil
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook