Advogado Mário Mendes: Presidente reeleito na OAB Cerejeiras assume com foco no fortalecimento da advocacia e na integração regional
Entre as realizações de sua gestão atual, destacam-se a inauguração da nova sede da Subseção e projetos voltados à capacitação de advogados e advogadas
Com uma trajetória marcada por dedicação à advocacia de Cerejeiras e região, o advogado Mário Mendes foi reeleito presidente da Subseção da OAB Cerejeiras para o triênio 2025/2027. Em chapa única, o advogado reforça o compromisso de fortalecer a advocacia local e promover a integração com a Seccional da OAB Rondônia. Entre as realizações de sua gestão atual, destacam-se a inauguração da nova sede da Subseção e projetos voltados à capacitação de advogados e advogadas.
A OAB Rondônia conversou com o presidente reeleito para conhecer mais sobre sua trajetória, os aprendizados do primeiro mandato e os planos para a próxima gestão. Confira a entrevista:
1. Fale um pouco sobre sua trajetória pessoal e profissional até chegar à presidência da subseção.
Resposta: Sou filho de Gilmar Gonçalves da Silva, pecuarista, e Zenilda Terezinha da Silva, professora. Tenho dois irmãos mais novos, André e Rodrigo. Sou casado com Tatiani, professora, e pai do Bento, aguardando a chegada de mais um filho ou filha.
Nasci em São José do Rio Preto/SP e me mudei com minha família para Cerejeiras/RO aos quatro anos. Aos 18, retornei para minha cidade natal para cursar Direito no UNIRP, onde me formei em 2009. Voltei para Cerejeiras em 2013, iniciei minha trajetória na advocacia em 2014 e ingressei na OAB. Desde então, atuei como presidente da Comissão da Jovem Advocacia, delegado da CAARO por duas gestões consecutivas e, em 2021, fui eleito presidente da Subseção de Cerejeiras. Em 2024, fui reeleito para a gestão 2025/2027.
2. O que o motivou a se candidatar à presidência da subseção da OAB?
Resposta: Durante minhas experiências como presidente da Jovem Advocacia e delegado da CAARO, percebi a necessidade de contribuir mais para fortalecer a advocacia em Cerejeiras e região. Meu objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho aos colegas e reforçar a presença da OAB na sociedade e junto às autoridades locais.
3. Para você, qual é a importância de liderar a advocacia local?
Resposta: É um compromisso e uma responsabilidade. Liderar é ser um elo entre os desafios enfrentados pelos colegas e as soluções necessárias. Além disso, é lutar pelo fortalecimento da advocacia, garantindo o respeito às prerrogativas e promovendo a união da classe.
4. Quais foram os maiores aprendizados do seu mandato atual que levará para essa nova gestão?
Resposta: Aprimorei a escuta ativa e o diálogo com os colegas, reconhecendo que cada advogado tem vivências únicas que enriquecem a construção de soluções mais inclusivas e eficazes.
5. Quais realizações do seu mandato atual você destacaria como mais significativas?
Resposta: Inauguramos e mobiliamos a sede da Subseção, construímos o parlatório, promovemos palestras em escolas e trouxemos cursos de capacitação para a advocacia local.
6. Durante sua gestão atual, houve desafios inesperados? Como você lidou com eles?
Resposta: Sim, enfrentamos desafios. Para superá-los, busquei orientação com presidentes mais experientes e adaptei soluções à nossa realidade.
7. Quais projetos e iniciativas lançados neste mandato terão continuidade ou serão ampliados?
Resposta: Continuaremos promovendo cursos de capacitação e buscamos intensificar a integração entre a advocacia local e a Seccional da OAB Rondônia.
8. Como você planeja fortalecer a presença da Subseção junto à comunidade jurídica local?
Resposta: Pretendo manter o diálogo constante e participar ativamente de ações que envolvam as partes interessadas.
9. Qual mensagem você deixa para os advogados e advogadas da Subseção sobre o que esperar deste segundo mandato?
Resposta: Agradeço a confiança em mim depositada e reafirmo meu compromisso com o fortalecimento da advocacia, a defesa das prerrogativas e a valorização da nossa classe.
10. Que conselho você daria a outros líderes que estão começando ou considerando assumir papéis de liderança na advocacia?
Resposta: Participem ativamente das comissões da OAB, pois elas oferecem uma troca valiosa de conhecimentos e experiências. Conhecer a estrutura da Ordem é essencial para liderar com eficácia. Construam pontes e trabalhem em equipe.
Nova composição da diretoria
A diretoria eleita para o próximo triênio conta com mudanças em sua composição. A vice-presidência será ocupada pela advogada Shara Eugênio, conhecida por sua dedicação à advocacia e participação ativa nas iniciativas locais. A nova diretoria também inclui:
•Fernanda Pitteri, secretária-geral;
•Ewerton Orlando, secretário-adjunto;
•Fábio Júnior, tesoureiro.
De acordo com o presidente eleito, o novo triênio promete ser marcado por avanços e novas conquistas para os advogados e advogadas de Cerejeiras e região.
STM será presidido pela primeira vez por uma mulher
Maria Elizabeth Rocha foi eleita hoje e toma posse em março
Mais de 97 mil pessoas privadas de liberdade farão provas do Enem PPL
Exame será aplicado nos dias 10 e 11 em todo o país
Pessoas com deficiência associada ao Zika terão pensão vitalícia
Projeto de lei aprovado na Câmara vai à sanção presidencial
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook