Agenda extra de visitas é cumprida pela Suframa em Rondônia para conhecer novos projetos em PD&I
Pela ordem, receberam a comitiva da Autarquia chefiada pelo superintendente Bosco Saraiva, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/RO), o Instituto de Ciência e Tecnologia Ecoporé e o campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir)
Um dia após organizar a "1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento de Rondônia”, a Suframa cumpriu uma agenda extra de visitas técnicas em Porto Velho, nesta quarta-feira (25), com o objetivo de conhecer projetos relacionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e acompanhar os investimentos feitos por algumas instituições locais credenciadas no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda), que estão aptas a receber recursos oriundos da Lei de Informática. Pela ordem, receberam a comitiva da Autarquia chefiada pelo superintendente Bosco Saraiva, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/RO), o Instituto de Ciência e Tecnologia Ecoporé e o campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Na Embrapa, que completa 50 anos em 2023 (48 só de Rondônia), a Suframa foi recebida pelo chefe em exercício do órgão, Pedro Gomes, e conheceu um dos 47 centros nacionais de pesquisa, que tem buscado desenvolver soluções tecnológicas para a sustentabilidade da agricultura na Amazônia. Em síntese, o trabalho é voltado para as produções vegetal, que concentra as principais cadeias produtivas do Estado, e animal, por meio da pecuária de corte e leite, além da aquicultura.
O campus da Embrapa em Porto Velho funciona numa área de 400 hectares, mas a instituição possui também unidades nos municípios de Vilhena e Ouro Preto do Oeste.
Apesar de estar credenciada no Capda desde o ano passado e possuir portfólio próprio, a Embrapa ainda trabalha na procura por parcerias para inserir projetos relacionados à Lei de Informática, que tenham mais interseção na área de tecnologia.
Na Ecoporé - Ação Ecológica Guaporé, a equipe conheceu uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com atuação em 12 municípios na produção de muda de viveiro, e em dez áreas protegidas, no trabalho com sementes.
Conforme explicou o coordenador de Projetos, Paulo Bonavigo, nos últimos dez anos a Ecoporé mobilizou 20 mil pessoas, por meio de atividades e projetos, com doação de 4 milhões de mudas plantadas por agricultores, indígenas, extrativistas, e outras ações.
Unir
Depois de visitar a Reitoria na terça-feira (24), a Suframa conheceu também o campus da Unir, cujo objetivo é habilitar estudantes do ensino superior e profissionais para atender às demandas da área de recursos humanos, promover a cultura empreendedora e estimular a produção científica.
Nesse sentido, a universidade criou projetos como o "Palomakoba", de captação e desenvolvimento de software para dispositivos móveis. A proposta, segundo o corpo docente coordenado pela pró-reitora de Extensão, Marília Pimentel, consiste na captação e desenvolvimento profissional na área.
Avaliação
A falta de informação e de aproximação das instituições visitadas (e de outras) com a Suframa e o próprio Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), tem atrapalhado o desenvolvimento de novas tecnologias em estados como Rondônia, mas a situação começa a ganhar novos rumos, segundo comentou e prospectou o superintendente Bosco Saraiva.
"A gente está reestruturando nossa relação com os estados, a Suframa ficou muito tempo afastada de tudo isso aqui. É preciso divulgar, fomentar e fazer essa aproximação dessas pessoas com o pessoal da área - e aqui eu incluo também os mais novos -, para que possam entrar no campo da inovação. Aqui em Rondônia temos municípios muito prósperos, apenas precisamos desburocratizar a informação, evitar os atravessadores e promover o desenvolvimento. Viemos com os nossos técnicos, realizamos a jornada, conversamos com as autoridades municipais e estaduais e fizemos essas visitas, justamente para isso", justificou o superintendente Bosco Saraiva, acompanhado do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; do superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; e do coordenador substituto da Coordenação Geral de Gestão Tecnológica, Ygor Thomé, que irá individualmente ao Instituto Federal de Rondônia (Ifro), nesta quinta-feira (26), para finalizar a sequência de visitas técnicas em Rondônia.
Regime de colaboração e ações na educação de Rondônia são tema de reunião no MEC
O foco é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental; além da recomposição das aprendizagens
Com descontos de Desenrola e contas de luz, Serasa inicia o seu maior Feirão Limpa Nome
Empresas que aderiram ao Desenrola Brasil disponibilizam também na plataforma da Serasa ofertas com os mesmos descontos do Programa
Lideranças rondonienses participam do VI Fórum Nacional do Comércio em Brasília
O Fórum teve, entre os seus objetivos principais, a construção de caminhos e a análise de perspectivas para o setor que mais cresceu no Brasil nos últimos anos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook