Agentes de trânsito de Porto Velho participam de curso sobre atendimento pré-hospitalar
Técnicas ensinadas vão ajudar a salvar vidas no trânsito da capital
Curso foi dividido em três turmas para atender 80 agentes
Com o intuito de prestar um melhor atendimento à população de Porto Velho durante as ocorrências de acidentes de trânsito com vítimas, 80 agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) participam de um curso para conhecimento das técnicas de primeiros socorros.
“O curso que a gente solicitou junto ao comando do Corpo de Bombeiros Militar foi de atendimento pré-hospitalar, tendo em vista a grande incidência de acidentes de trânsito na cidade”, explicou o gerente de fiscalização de trânsito da Semtran, Júnior Santos.
Ele disse que geralmente é o agente de trânsito o primeiro a chegar ao local da ocorrência, daí a preocupação do prefeito Hildon Chaves e do secretário Anderson Pereira (Semtran) em capacitar os servidores para terem as noções básicas de primeiros socorros até que cheguem às unidades especializadas.
Para atender todo público-alvo, os organizadores do curso decidiram dividir os agentes de trânsito em três turmas, para que a cidade não ficasse sem a prestação dos serviços e também para que toda equipe participasse do treinamento.
Agentes aprenderam noções básicas de primeiros socorros
As aulas acontecem pela manhã e à tarde até a próxima sexta-feira (7). Depois de receberem as orientações teóricas, os alunos aprendem a realizar os procedimentos na prática.
TÉCNICAS
Conforme o sargento bombeiro militar Ayrton Nascimento, um dos ministros das aulas, os agentes estão aprendendo as técnicas de contenção de hemorragia, casos de queimaduras, pessoas desmaiadas e até mesmo manobras mais avançadas como a reanimação cardiopulmonar e parada respiratória.
Reanimação cardiopulmonar foi demonstrada durante o curso
“As questões mais graves são as grandes hemorragias e paradas cardiorrespiratórias. Eles chegando no local e constatando situações como essas, saberão como conter, porque dependendo do volume de sangue que a vítima perder ela pode ir a óbito. Uma contenção de hemorragia no local pode salvar vidas”, comentou o bombeiro.
O sargento ainda explicou que, em um acidente com vítima em parada cardiorrespiratória, é preciso iniciar imediatamente o protocolo de RCP, que é a reanimação cardiopulmonar. “Tendo esse conhecimento, eles podem iniciar as compressões torácicas até o socorro chegar”, completou, acrescentando que as técnicas ensinadas fazem parte de um protocolo internacional.
DEPOIMENTO
Para o agente de trânsito Vitor Guedes foi muito importante aprender as manobras avançadas. “Estamos aprendendo as manobras em caso de parada cardiorrespiratórias para que, havendo alguma ocorrência com essa necessidade, possamos utilizá-la no nosso dia a dia. Isso vai ajudar a salvar muitas vidas, pois quanto mais rápido a gente fizer essas manobras, o risco de morte será menor”, disse.
Governo de Rondônia participa da plenária estadual do PPA Participativo para discutir o planejamento orçamentário do país
Com este evento, também fortalecem as discussões municipais e estaduais sobre o Plano Plurianual 2024-2027, realizadas desde o início deste ano
Consulta Pública Nacional sobre Proposta Inicial de Metas Nacionais encerra no dia 14 de julho
Neste ano, todos os 27 tribunais estaduais se uniram para, juntos, conduzirem este processo de Gestão Participativa, onde todos poderão, de forma democrática, emitir suas opiniões e considerações acerca das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano de 2024
Energisa orienta para cuidados durante obras de construção civil
“Importante frisar que somente as equipes da Energisa Rondônia estão autorizadas e preparadas para manuseio da fiação da rede elétrica, ou seja, sempre procurar a concessionária, por meio de seus canais de atendimento, quando isso for necessário”
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook