Agentes de trânsito do Detran fazem treinamento de atualização sobre a Lei Seca

O treinamento teve início às 18h com aulas teóricas e foi concluído à 1h da madrugada com aula prática.

Eleni Caetano Fotos: Eleni Caetano Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 15 de janeiro de 2022 às 15:53
Agentes de trânsito do Detran fazem treinamento de atualização sobre a Lei Seca

Agentes e auxiliares de trânsito do Detran fazem treinamento sobre a operação Lei Seca

Mais de 40 agentes de trânsito e auxiliares de trânsito participaram do treinamento que foi realizado na nesta semana, nas dependências da Coordenadoria Metropolitana de Trânsito (Cometran) em Porto Velho, que tratou sobre a atualização da operação Lei Seca. O treinamento teve início às 18h com aulas teóricas e foi concluído à 1h da madrugada com aula prática de abordagem e todos os procedimentos que acontecem durante a realização da operação Lei Seca.

O diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito e coordenador da Operação Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro falou sobre a importância do treinamento para agentes e auxiliares de trânsito, tendo em vista que a operação Lei Seca também vem passando por alterações, ganhou mais dinamismo e os resultados mais eficientes no sentido de retirar das ruas motoristas que insistem em dirigir após ingerir bebida alcóolica.

Welton Ribeiro ressaltou a importância dos agentes de trânsito estarem qualificados em todas as funções que compõe a operação Lei Seca, como operar o etilômetro, setor de estatística, abordagens nas baias, enfim desde a abordagem ao usuário até o desfecho final do atendimento, independente do resultado ter dado crime de trânsito ou não.

O treinamento foi ministrado pelos chefes de equipes da operação Lei Seca

A coordenadora de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), Samia de Lima Almeida explicou que o treinamento foi dividido em módulos e cada chefe de equipe da operação Lei Seca ministrou o conteúdo onde foram abordados temas como, manuseio correto do etilômetro onde foi apresentado um vídeo para a correta utilização e higienização do aparelho, manual do usuário, onde foi abordada a forma correta de tratar o cidadão durante a abordagem.

Também foi tratada a diferença da Lei Seca tradicional e a Lei Seca Presente, que é mais dinâmica com foco no condutor alcoolizado. Durante o treinamento os agentes puderam visualizar a planta organizacional da operação e da mesa de atendimento ao usuário, tudo com intuito de identificar os gargalos e dar mais agilidade nos procedimentos.

Outro tema bastante debatido foi a Central de Consultas do Sistema de pesquisa da autarquia Detrannet, controle de abordagens de veículos nas baias, preenchimento correto do Auto de Infração de Trânsito (AIT), além de conhecimentos e interpretações das leis que compõe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao final da parte teórica os agentes e auxiliares de trânsito foram submetidos à avaliação.

O treinamento foi finalizado com a parte prática em via pública, simulando uma operação Lei Seca, onde os agentes e auxiliares tiveram que montar toda a estrutura da operação, com dinamismo e eficiência, colocando em prática todo o aprendizado adquirido na qualificação.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook