Agora é lei: professor da educação infantil integra o magistério
Proposto pelo Congresso, reconhecimento garante piso salarial e plano de carreira a professor de creche e pré-escola
A partir de agora, os professores da educação infantil serão reconhecidos como profissionais da carreira do magistério. É o que estabelece a Lei 15.326, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (7). Com isso, professores que atuam em creches e pré-escolas terão direito ao piso salarial nacional e ao enquadramento em planos de carreira.
O texto, sancionado sem vetos, teve origem no projeto de lei da deputada federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP). O PL 2.387/2023 foi aprovado no Senado em dezembro de 2025, tendo como uma das relatoras a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).
— É um resgate histórico o que estamos fazendo. O projeto trata de justiça — declarou Dorinha quando a matéria foi aprovada no Plenário do Senado.
A lei define que são professores da educação infantil (voltada a crianças de zero a cinco anos) aqueles que exerçam docência e tenham sido aprovados em concurso público, independentemente da designação do cargo que ocupam.
O texto determina que esses profissionais devem ter formação mínima em nível médio (magistério) ou curso de nível superior.
Lula rejeita unificação do limite de idade em concursos
Polícia Militar do Distrito Federal: hoje cada estado tem sua própria regra de idade máxima para ingresso
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 13,5 milhões
Dezenas sorteadas foram: 19 - 28 - 36 - 37 - 48 - 52
62% não sabem que o novo salário mínimo aumenta a margem
Entenda como o reajuste do salário mínimo aumenta a margem consignável e por que 62% ainda não sabem desse impacto no crédito.




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook