Agosto é o mês menos letal da pandemia em 2021
Óbitos causados pela doença caíram mais de 88%
Agosto se confirmou como o mês menos letal do ano da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em Ji-Paraná. No último mês, 14 óbitos foram registrados no município, em decorrência da doença.
Os números referentes ao mês de agosto foram computados na sexta-feira (10), pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), levando em conta a retroalimentação realizada após o fechamento do mês.
O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB), comemorou a queda no número de casos e óbitos decorrentes da Covid-19 no município. Porém, o chefe do Executivo destacou que é importante não descuidar das medidas de prevenção à doença.
“Os números da Covid estão caindo em Ji-Paraná, mas não podemos relaxar. A Variante Delta está circulando no Brasil e não podemos dar brecha para uma terceira onda de Covid em nosso município”, alertou Isaú Fonseca.
Se comparados com os números de julho, quando 15 pessoas perderam a luta para a doença, a queda no número de óbitos foi de 6,60%. Porém, quando a comparação é feita com os dados de março, mês mais letal desde o início da pandemia, quando o município registrou 125 mortes pela doença, a queda é de mais de 88%.
Em relação aos novos casos, em agosto foram 847 novos registros da doença em Ji-Paraná, contra 972 casos no mês de julho. No pior mês da pandemia no município, em março de 2021, foram 3.969 novos registros. Em comparação ao mês de março, tivemos uma queda de aproximadamente 78%.
As internações de pacientes com Covid-19 também estão diminuindo no Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz. Em 10 de abril, o HM recebeu 86 pacientes em tratamento contra a doença. Neste sábado, 11 de setembro, oito pacientes estavam internados, sendo quatro no Enfrentamento Covid e outros quatro na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A queda no número de internações no HM, neste período, foi de mais de 90%.
Vacinação
Até esta sexta-feira, Ji-Paraná já havia vacinado cerca de 85 mil pessoas com a primeira dose, o que representa mais de 65% da população, de acordo com a estimativa populacional realizada pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).
Aproximadamente 35 mil pessoas receberam a segunda dose, ou a vacina de dose única, em Ji-Paraná, representando cerca de 27% da população do município. A titular da Semusa, Wanessa Oliveira e Silva, destacou que a queda no número de casos está diretamente ligada ao avanço da vacinação no município.
“Desde que o Prefeito Isaú Fonseca assumiu, ele sempre destacou que a Saúde é a prioridade da Administração Municipal. Por isso, aceleramos nosso ritmo de vacinação, quebrando recordes a cada drive-thru que realizamos. Chegamos a vacinar mais de oito mil pessoas em apenas um dia. Essa foi uma determinação direta do prefeito Isaú, que Ji-Paraná acelerasse a vacinação, para que mais pessoas fossem vacinadas, no menor espaço de tempo possível”, afirmou Wanessa.
Matéria: Marco Bernardi
Fotos: Jota Batista e Arquivo Ascom
A autoestima durante o tratamento do câncer
A criação do grupo “Unidas para Sempre”, que tem como objetivo dar suporte e apoio ao paciente com câncer e outras patologias, começou a partir de experiências como essa
Um em cada quatro estudantes em Rondônia já experimentou cigarro
A pesquisa foi realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde e com apoio do Ministério da Educação
Fique atento aos prazos para realizar a prova de vida no INSS
Mais de 7,3 milhões de beneficiários precisam atualizar seu cadastro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook