Alan Rick aponta abusos contra estudantes de Medicina brasileiros na Bolívia
Sebastião teria cometido suicídio após abusos e maus-tratos no local onde realizava seu último ano de internato
O senador Alan Rick (União-AC) chamou a atenção, em pronunciamento na quarta-feira (4), para a morte do estudante de medicina Sebastião Peixoto, na região de Punata, em Cochabamba, na Bolívia. Sebastião teria cometido suicídio após abusos e maus-tratos no local onde realizava seu último ano de internato.
Rick destacou uma reportagem exibida pela Rede Record, que mostrou a realidade de brasileiros que buscam a formação em medicina em universidades bolivianas localizadas em cidades fronteiriças com o Acre. Segundo a matéria de TV, muitos desses estudantes acabam se deparando com situações de abuso, que incluem até castigos físicos, tortura e crimes sexuais.
— Castigos perpetrados por médicos preceptores contra os médicos em formação no último ano, em hospitais, que levaram, infelizmente, um jovem que estava a quatro meses de receber o seu diploma à morte. [...] São pessoas com poucos recursos. São jovens de famílias pobres, que buscam, ali na Bolívia, a oportunidade para realizar o sonho da formação médica. Mas, infelizmente, encontram, em muitos locais, esse tipo de situação abusiva.
O senador afirmou estar em busca de ações em defesa dos estudantes e disse já ter entrado em contato com a embaixada brasileira em La Paz, com o consulado brasileiro no Departamento de Cochabamba e com o Itamaraty.
— Quero agradecer ao embaixador Luís Henrique Sobreira, que nos atendeu e que, em conjunto com a senadora boliviana Corina Ferreira, buscou as autoridades do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação na Bolívia, para que tomassem providências para cessar os crimes e abusos contra os brasileiros naquele país. O que estamos relatando são fatos que, infelizmente, são costumeiros e culturais naquele país e, diante disso, com o apoio desta amiga senadora, buscamos essa interlocução, para que se abra realmente um inquérito e seja feita uma apuração rigorosa pela Justiça boliviana.
Seif celebra aprovação de fim da fiança para lesão por violência doméstica
O texto agora segue para análise terminativa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois vai para a Câmara dos Deputados
Marcos Rogério alerta para ameaças à liberdade de expressão
Entre outros pontos, o parlamentar criticou as discussões sobre a regulação das redes sociais por vias que, segundo ele, desrespeitam o espírito democrático
Vereador Everaldo Fogaça e equipe realizam evento social Novembro Azul em Porto Velho
O evento, que se estendeu das 08h às 12h, teve como foco principal a saúde e o bem-estar da comunidade local
Comentários
Essas situações deveriam ser previstas no tratado do Mercosul, inclusive por ser a Bolívia, signatária de acordos internacionais com o Brasil, o tratamento que deveriam ter com os alunos brasileiros, teriam ser no mínimo digno, a considerar inclusive interesse financeiro da Bolívia, ponderando que os alunos brasileiros, são os maiores mantenedores financeiros de universidades bolivianas. Ademais é importante que o MEC, facilite o acesso de mencionados alunos depois de formados as atividades médicas, inclusive com flexibilização do processo de revalidação de seus respectivos diplomas. Presidente Lula, deveria se ater mais sobre essa situação, contudo, o que se vê, o foco é a união europeia, enquanto as relações com nossos vizinhos não estão sendo observadas as reciprocidades necessárias.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook