Além de consultas, exames laboratoriais e medicamentos também são oferecidos às comunidades ribeirinhas

A embarcação oferece ainda serviços de enfermagem, psicologia, vacinação, entre outros

Texto: Luciane Gonçalves Fotos: Luciane Gonçalves/ Cleris Muniz
Publicada em 21 de fevereiro de 2024 às 10:22

Barco Saúde atracado em São Carlos para os dois primeiros dias de atendimento aos ribeirinhosBarco Saúde atracado em São Carlos para os dois primeiros dias de atendimento aos ribeirinhos

O Barco Saúde ​Dr° Floriano Riva Filho, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) da Prefeitura de Porto Velho, navega pelas águas do rio Madeira levando muito mais do que consultas médicas. Cumprindo seu papel social, a embarcação oferece também serviços de enfermagem, psicologia, vacinação, exames laboratoriais e medicamentos, garantindo qualidade no atendimento das comunidades ribeirinhas.

No último domingo (18), o Barco Saúde ​iniciou sua sexta viagem pela região do baixo Madeira, contando a partir de 2021​, quando a embarcação foi reinaugurada após uma reforma completa. Ao planejar o deslocamento das equipes de saúde, a Semusa busca integrar os serviços para oferecer um atendimento mais completo possível à população.

EXAMES LABORATORIAIS

Os serviços oferecidos no Barco Saúde tem objetivo de aprimorar o trabalho médico, proporcionando recursos adicionais que são essenciais para um diagnóstico aprimorado e tratamento eficaz. Os exames laboratoriais, por exemplo, possibilitam uma avaliação mais completa da saúde dos pacientes, permitindo que os profissionais tomem decisões embasadas e personalizadas.

Na embarcação, vão dois profissionais responsáveis por esse serviço, a biomédica Ártemis Freitas, e o auxiliar de laboratório Antônio José dos Santos. Para desempenhar suas funções, utilizam a estrutura da unidade de saúde existente em cada distrito, pois todas possuem laboratório instalado e equipado.

Farmácia básica municipal localizada dentro do Barco SaúdeFarmácia básica municipal localizada dentro do Barco Saúde

A biomédica Ártemis Freitas explica que em até cinco horas entrega os resultados de alguns exames como fezes, urina, hemograma e beta HCG (teste de gravidez). Outros, mais complexos, são enviados a Porto Velho para análise e o resultado é retirado na própria unidade de saúde, de forma on-line.

“Essa celeridade é importante, pois facilita o serviço do médico e, principalmente, do paciente. Com o resultado do exame em mãos, a pessoa que realizou a consulta pela manhã, pode voltar à tarde no barco para apresentar o resultado do exame ao médico”, explica a biomédica.

Após consulta com o médico ortopedista, Marina Venina Nunes, de 73 anos, procurou o serviço laboratorial para a realização de 11 exames prescritos pelo profissional. “Eu não tenho medo de agulha, pode fazer o que precisar”, disse a aposentada. “Prefiro injeção do que comprimido, pois esqueço de tomar”, completou.

Presente em todas as viagens do Barco Saúde, Antônio José, chamado carinhosamente pelos colegas de ‘Toninho’, conta que o trabalho no laboratório é bastante intenso, pois cada paciente realiza em torno de dez exames. A rotina cansativa não desanima o profissional, que faz questão de participar das expedições. “É gratificante ajudar o próximo, nem sempre os ribeirinhos têm condições de se deslocar à capital para realizar os exames mais complexos que não são ofertados aqui na unidade”.

Exames laboratoriais são ofertados no Barco Saúde como apoio ao diagnóstico médicoExames laboratoriais são ofertados no Barco Saúde como apoio ao diagnóstico médico

FARMÁCIA

A farmácia básica do Barco Saúde conta mais de 50 tipos medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos (Remume), desde remédios para combater vermes e parasitas até antibióticos. A auxiliar de farmácia Fabiane Costa da Silva faz sua estreia na equipe do Barco Saúde, garantindo o acesso do paciente aos medicamentos prescritos durante o atendimento na embarcação.

Ela relata que a farmácia é um dos serviços mais procurados de toda a estrutura de atendimento do barco. “Os médicos atendem conforme sua especialidade, não são todos os pacientes que procuram o serviço de ginecologia, por exemplo. No entanto, todos os pacientes, ao final da consulta, independentemente do profissional, são direcionados para a farmácia em busca do medicamento que vai melhorar o problema”, cita a profissional.

UNIDADES DE SAÚDE

Os distritos do baixo Madeira (São Carlos, Nazaré e Calama) contam com Unidades de Saúde da Família (USF) com profissionais, incluindo o médico clínico geral, para atender as necessidades das comunidades locais, além de todos os serviços complementares como farmácia, laboratório, dentista, enfermagem e os demais programas.

Quando o Barco Saúde atraca nessas localidades, leva com ele um reforço aos serviços que já existem na localidade, mas também atendimentos adicionais como as especialidades médicas.

PROGRAMAÇÃO

A programação desta viagem sofreu ajustes técnicos, ocasionando alteração no cronograma de atendimento nos distritos. Nos dois primeiros dias da expedição, 20 e 21 de fevereiro, os trabalhos foram realizados no distrito de São Carlos.

Nazaré
21 e 22 de fevereiro

Calama
24 e 25 de fevereiro

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook