Alero homenageia Associação dos Magistrados de Rondônia pelos 40 anos de fundação

Em quatro décadas de atuação, Ameron realiza diversas ações sociais e em defesa da magistratura rondoniense

Texto: Felipe Corona I Secom ALE/RO Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO
Publicada em 12 de junho de 2023 às 14:44
Alero homenageia Associação dos Magistrados de Rondônia pelos 40 anos de fundação

Em sessão solene realizada nesta segunda-feira (12), após propositura da deputada estadual dra. Taíssa Sousa (PSC), a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) homenageou a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) e toda sua atual diretoria e ex-diretores.

A mesa de autoridades foi formada pela presidente da sessão e autora da homenagem, deputada Dra. Taíssa Sousa, pelos deputados Luizinho Goebel (PSC) e delegado Camargo (Republicanos), além da presidente da Ameron, juíza Euma Tourinho, e pelo presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Marcos Alaor, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Paulo Kyochi Mori.

“Estou muito honrada de estar aqui, com 10 anos de advocacia. Feliz por receber tantos magistrados, onde atuei em várias causas e outros foram meus professores, com tanta ética e moral. Feliz também em receber a doutora Euma Tourinho, presidente da Ameron e juíza. Um exemplo para tantas mulheres”, afirmou a deputada dra. Taíssa Sousa. Ela ainda completou: “Cumprimentar também o presidente do TJ, desembargador Marcos Alaor, e o presidente do TRE, Paulo Kyochi. São 40 anos de Ameron, que precisam ser reconhecidos. O trabalho de vocês honra os pais e mães de vocês e me inspiram como advogada e operadora do Direito”.

O presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor, exaltou as quatro décadas de trabalhos realizados pela Ameron em defesa da carreira da magistratura. “Primeiramente parabenizar os 40 anos de associativismo da nossa Ameron, que atua em defesa dos magistrados. Para reverenciar os feitos da atual diretoria e dos seus antigos presidentes. Estamos aqui para celebrar todo esse legado. Parabenizo a Assembleia Legislativa que vai homenagear seus membros e todos aqueles que contribuíram para o fortalecimento e o crescimento da nossa instituição”. E seguiu com o reforço da importância dos magistrados na aplicação das leis e na defesa dos direitos da sociedade.

“Nessas quatro décadas, superamos muitos desafios. A magistratura é uma das funções mais nobres, pois atuam na solução dos conflitos e para a melhoria da vida da população. Consolida o Estado Democrático de Direito e garante o cumprimento das leis de forma imparcial. Também atuamos nas melhorias do sistema judiciário, mas tem muito a ser feito. É importante refletirmos sobre os problemas que enfrentamos e o futuro da carreira”.

Paulo Kyochi Mori, presidente do TRE, ressaltou o papel realizado pela Ameron, especialmente pela atual diretoria, liderada pela presidente Euma Tourinho. “Momento de muita reflexão pelos 40 anos da Ameron. Todos os magistrados que foram presidentes se engajaram no fortalecimento desta grande instituição e da magistratura. Sempre tivemos barreiras e situações para enfrentar. Agora, sob a responsabilidade da doutora Euma Tourinho, estamos todos unidos para fortalecer nossa carreira”, falou ele.

O deputado Luizinho Goebel (PSC) comentou que “é o momento de homenagear aqueles magistrados que já não estão mais conosco, aqueles que estão aposentados e aqueles que estão chegando. É a oportunidade de celebrar esse legado e sermos gratos. Tenho muito orgulho do nosso estado e defendo ele. A justiça de Rondônia nos orgulha muito. Quantas coisas boas que saíram de Rondônia e viraram exemplo para o país? Muitas e muito feliz por isso”.

O deputado delegado Camargo (Republicanos) ainda observou o relevante papel desempenhado pela instituição e pela competência dos magistrados e magistradas que atuam no Tribunal de Justiça de Rondônia. “A Ameron teve presidentes altamente comprometidos com a carreira. Todos magistrados honrados, que construíram uma instituição forte e com relevante papel social. Estou certo de que as funções da Ameron vão muito além dos papeis já consolidados. Pelo quarto ano consecutivo, o Tribunal de Justiça de Rondônia recebeu o selo diamante do Conselho Tribunal de Justiça (CNJ), que é direcionado para os três tribunais mais eficientes do país. Tenho certeza de que todos os juízes dedicam suas vidas a uma verdadeira vocação”.

Após os discursos, a deputada dra. Taíssa Sousa realizou a entrega dos certificados de Honra ao Mérito a cada um dos homenageados.

História

A Ameron veio a ser definitivamente constituída na Assembleia-Geral realizada no dia 18 de junho de 1983, quando foi aprovado o Estatuto. Por unanimidade e aclamação o desembargador Fouad Darwich Zacarias foi designado presidente de honra e foi eleita e empossada a primeira Diretoria e Conselho Fiscal da Ameron, que teve como presidente o desembargador Hélio Fonseca, que em face de sua aposentadoria pediu afastamento em 22 de março de 1984 e foi sucedido no mandato pelo desembargador João Batista Fleury.

Exerceram a presidência da Associação, ainda, os magistrados: Fouad Darwich Zacarias (1985/1986), Salatiel Soares de Souza (1987/1988), Marco Antônio de Farias (1989/1990 e 1991/1992), Péricles Moreira Chagas (1993/1994 e 1995/1996), Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes (1997/1998), Eurico Montenegro Júnior (1999/2000 e 2001/2002), José Jorge Ribeiro da Luz (2003/2004), Álvaro Kalix Ferro (2005/2006), Raduan Miguel Filho (2007/2008 e 2009/2010), Daniel Ribeiro Lagos (2011/2012), Francisco Borges Ferreira Neto (2013/2016) e Alexandre Miguel (2018/2020). A atual diretoria tem como presidente a juíza Euma Mendonça Tourinho.

Filiada à Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia, também designada pela sigla Ameron, é uma instituição civil sem fins lucrativos, com a missão de prestar auxílio e defesa das prerrogativas da magistratura e ao seu compromisso com a construção da cidadania, estimular a cultura do direito e o aprimoramento da prestação da justiça. Atualmente congrega 172 magistrados e pensionistas da Justiça Comum Estadual.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook