Alex Redano lembra desafios da CPI da Energisa até chegar ao relatório final
Presidente e propositor da CPI da Energisa, deputado acredita que apuração vai beneficiar os consumidores
O deputado Alex Redano (Republicanos), presidente da CPI da Energisa, instalada na Assembleia Legislativa para apurar possíveis irregularidades e práticas abusivas contra os consumidores de energia elétrica, praticadas pela empresa fez uma retrospectiva dos trabalhos da Comissão que nesta semana apresentou o relatório final, aprovado em plenário.
"Desde a minha propositura inicial, de criação da CPI, até chegarmos ao relatório final, foram muitos desafios, muita pressão. Não é fácil lutar contra uma empresa desse porte, com essa força financeira. Mas, a população de Rondônia não aguenta mais ser explorada, ser humilhada e desrespeitada pela Energisa e isso nos deu forças para um trabalho sério e que resultou num contundente relatório final, que já foi aprovado e encaminhado aos órgãos de controle e demais instituições", destacou Redano.
De acordo com Alex Redano, com o trabalho feito pela CPI, foi possível se chegar a uma série de irregularidades que a empresa pratica contra os consumidores. "No nosso relatório, inclusive apontamos a possibilidade de caducidade do contrato, que nada mais é do que o rompimento do contrato com a empresa, em razão de sua falta de competência e de responsabilidade em cumprir os termos do contrato de privatização da antiga Ceron. Ou seja, assumiu compromissos contratuais e não cumpriu". acrescentou.
Redano fez questão de incluir no relatório final três pontos importantes para que a empresa possa ser responsabilizada: O primeiro é que os Ministérios Públicos Federal e Estadual ingressem com ação para a responsabilização penal, administrativa e cível, ao diretor da Energisa Rondônia, André Teobaldi. A segunda medida é que o MPF e MPE proponham dano coletivo contra a empresa e em caso de ganho, o valor ser revertido aos consumidores de Rondônia.
O deputado ainda fez constar no relatório que o Tribunal de Justiça considere nulo os laudos sobre os medidores, apresentados pela Energisa, produzidos de forma unilateral, sendo cancelados todos os processos nesse sentido.
Deputados aprovam prorrogação do estado de calamidade pública em Rondônia até 30 de junho de 2021
Na última sessão do ano, parlamentares aprovaram projetos do executivo
Governo atende deputado Anderson e vai recuperar danos causados pela chuva na Escola Estadual Professor Salomão Silva
A solicitação se deu devido a escola ter sido severamente castigada devido às fortes chuvas que caíram na região, deixando o bloco onde abriga os setores administrativos da escola praticamente todo destelhado
Governo destina R$ 20 bi para vacinação da população contra covid-19
Vacinação será gratuita e voluntária, disse Bolsonaro ao assinar MP
Comentários
Cadê o relatório? Por quê não o publicam?
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook