Proposta do senador Acir Gurgacz que cria o registro eletrônico de vacinação é aprovada no Senado

O cartão digital substituiria o cartão de vacinação físico, de papel, que pode ser facilmente extraviado. Os dados de vacinação seriam incorporados ao Conecte SUS, plataforma online já existente

Assessoria
Publicada em 16 de dezembro de 2020 às 20:20
Proposta do senador Acir Gurgacz que cria o registro eletrônico de vacinação é aprovada no Senado

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (15) o PL 4.998/2020, projeto que altera a lei sobre o Programa Nacional de Imunizações (Lei 6.259/1975) para instituir a Carteira de Vacinação Digital. O autor da proposta original foi o senador Acir Gurgacz (PDT-RO). O relator da matéria foi o senador Weverton (PDT-MA).

O projeto cria um cartão de vacinação digital, a ser administrado e consultado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O texto agora será enviado à Câmara dos Deputados para análise e votação.

No entendimento do autor da proposta, Acir Gurgacz (PDT-RO), o sistema de registro de vacinas adotado atualmente está obsoleto. Para o senador, o PL apresentado auxiliará o SUS no gerenciamento da vacinação da população, sobretudo, no momento de imunização em massa contra a covid-19.

“Essa modernização facilita a vida das pessoas, principalmente das mães, para o controle das vacinas, e também do Estado, que pode executar com mais agilidade um plano de vacinação como o que teremos para imunizar a população contra o coronavirus”, destaco o senador Acir Gurgacz.

O cartão digital substituiria o cartão de vacinação físico, de papel, que pode ser facilmente extraviado. Os dados de vacinação seriam incorporados ao Conecte SUS, plataforma online já existente.

“Com isso, o SUS estaria se preparando para o desafio da chegada das vacinas contra a covid-19, mediante a modernização do sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações”, disse o relator da matéria, Weverton Rocha (PDT-MA).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook