Alongamento de cílios prejudica os olhos? Descubra se é mito ou verdade

Agora, com a moda do alongamento de cílios, muitas pessoas têm optado pelo procedimento para destacar o olhar ou mesmo poupar tempo na hora de se maquiar

Tudorondonia
Publicada em 31 de agosto de 2022 às 23:55
Alongamento de cílios prejudica os olhos? Descubra se é mito ou verdade

Como grande parte dos pêlos espalhados pelo corpo, os cílios também têm como função a proteção, nesse caso, eles protegem os olhos. Para isso, os cílios atuam como uma vassourinha que mantém microrganismos e poeiras longe do globo ocular.

Agora, com a moda do alongamento de cílios, muitas pessoas têm optado pelo procedimento para destacar o olhar ou mesmo poupar tempo na hora de se maquiar. 

Mas, será que é seguro fazer alongamento de cílios?

Para esclarecer essa dúvida, é preciso antes de tudo falar sobre as possíveis complicações que o procedimento mal feito pode trazer.

Dá para fazer alongamento de cílios sem prejudicar os olhos?

Sim, é possível evitar riscos com a escolha de uma boa profissional e tomando os cuidados necessários. Mas lembre-se que procedimentos estéticos podem causar sérios problemas à saúde dos olhos quando não feitos por uma especialista. 

A técnica fio a fio, por exemplo, precisa de manutenção de 20 a 30 dias após o procedimento e pode causar alergias, alterações e danos oculares. Isso porque a técnica pode mudar a anatomia dos cílios devido ao peso, além de aumentar a queda. Assim, com menos fios, menor a proteção dos olhos.

Além disso, há outros problemas que podem surgir com o alongamento mal feito. Entre eles estão condições como:

Olheiras;

Ardência;

Coceira;

vermelhidão nos olhos;

Blefarite (inflamação na base dos cílios);

Conjuntivite alérgica;

Ceratite;

Inflamação na córnea;

Hipersensibilidade à luz;

Baixa visão;

Diminuição da acuidade visual;

Apesar desses riscos, é importante lembrar que quando o alongamento de cílios é bem feito, ele não oferece risco. Por isso, é importante se atentar à escolha de quem vai fazer a aplicação.

Há uma forma segura de fazer alongamento de cílios?

Quando se fala em alongamento de cílios é preciso ter em mente que um serviço mal feito, ao invés de embelezar o olhar, pode ter o efeito contrário.

Assim, para que seja bem-sucedido, é preciso fazer uma avaliação minuciosa de alguns detalhes como:

O histórico do local onde será realizado o procedimento: Para isso, basta avaliar elogios e reclamações de outros clientes, verificar a qualidade dos produtos e outras questões que podem ser importantes para você;

Se há teste prévio: Fazer um teste da cola para cílios no antebraço para saber se há riscos de alergia é um passo importante antes de começar o alongamento, principalmente na primeira vez;

Verificar a procedência da cola: É importante verificar se na composição da cola não há formol ou seus derivados. Primeiro porque produtos com derivados de formol são proibidos pela ANVISA. Assim, o estabelecimento que usa já está agindo contra as regras. Segundo porque o formol pode causar problemas como irritação nos olhos, nariz, mucosas e trato respiratório superior;

Avaliar o profissional: Outro passo importante é verificar se o profissional que vai fazer o alongamento de cílios é capacitado, tem boa reputação e respeita todas as normas de segurança e higiene.

Se avaliado esses detalhes e tudo estiver nos conformes, será possível fazer um alongamento de cílios sem riscos, ou seja, de forma segura e tranquila e ainda esperar o resultado desejado.

Outros fatores que influenciam na segurança

Outros fatores importantes e que requerem atenção para fazer o alongamento de cílios de forma segura é em casos de quem usa lentes de contato. 

Pessoas com lentes de contato têm menos sensibilidade na córnea e podem demorar para perceber algum sinal de alergia ou complicação. Nesse caso, é importante ficar sempre alerta após o procedimento.

Além disso, equilíbrio é muito importante nesse momento. Ou seja, é preciso evitar exageros tanto no tamanho quanto na quantidade de fios a fim de evitar complicações com relação ao cristalino do olho. 

Resumindo, o alongamento de cílios só faz mal aos olhos quando não é feito por uma profissional especializada que toma os devidos cuidados ou de forma imprudente, caso contrário, não oferece riscos.

Contudo, em casos de qualquer complicação após o procedimento, como dor, vermelhidão, sensibilidade à luz, visão embaçada e inchaço, é importante procurar um médico imediatamente.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook