Alto Paraíso e Rio Crespo recebem visita do comandante-geral da Polícia Militar

Ao se reunir com a tropa o coronel Almeida falou sobre os investimentos que estão sendo disponibilizados nos últimos meses, sejam em equipamentos, cursos e aperfeiçoamentos, graças ao governo do Estado, através da Sesdec

Polícia Militar de Rondônia
Publicada em 09 de julho de 2021 às 18:18
Alto Paraíso e Rio Crespo recebem visita do comandante-geral da Polícia Militar

Com uma população estimada em 22 mil habitantes, 29 anos de emancipação, distante de Porto Velho (via BR 364), cerca de 210 km, o município de Alto Paraíso, conta com a presença da Polícia Militar, através de um GP Grupamento Policial para o policiamento urbano e o patrulhamento rural que tem sido um dos guardiões da população nas cercanias da cidade. O GP recebeu ontem, 8, o comandante-geral da PM coronel Almeida, o comandante Regional de Policiamento IV, coronel Faria e do 7º BPM major PM Bispo.

Ao se reunir com a tropa o coronel Almeida falou sobre os investimentos que estão sendo disponibilizados nos últimos meses, sejam em equipamentos, cursos e aperfeiçoamentos, graças ao governo do Estado, através da Sesdec que tem assistido a corporação nas necessidades regulares para desempenho dos policiais militares em benefício de toda comunidade. “Conseguimos com o governo federal a disponibilidade de 4 milhões de reais para compra de material de comunicação social destinados a todo o Estado”.

Anunciou o encerramento hoje, 9, em Porto Velho, do Estágio de Adaptação e Vivência na Selva, realizado pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva, com a participação de policiais militares do BP Front, como também o 1º INC – Instrução de Nivelamento do Conhecimento, também em parceria com a Brigada de Selva. Agradeceu ao general Jorge, comandante da Unidade Militar, que de pronto disponibilizou a participação da Polícia Militar.

O comandante-geral incentivou aos policiais militares na busca permanente pelo conhecimento e a participação nos cursos regulares, abertos e, principalmente os cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela Instituição. Com isso o policial militar melhora seu aprimoramento em sua missão diária, na administração, na rua, nos patrulhamentos e chamados da comunidade. “Nossa vinda é também de agradecer a todos pelo empenho na busca permanente da paz social”.

Rio Crespo

Tendo sido o primeiro comandante-geral da Polícia Militar a visitar o município de Rio Crespo, o coronel Almeida, observou a necessidade da construção de um quartel para abrigar aos policiais militares que ali desempenham suas funções e lembrou a construção, com recursos próprios, da Unidade Militar na cidade de Parecis e recentemente a entrega de novas instalações do quartel no município de Candeias do Jamari com estrutura adequada até para se receber e bem a comunidade local.

celalmeidariocrespo

Sempre preocupado com a qualificação da tropa, o comandante explicou que está em andamento o Curso de Formação de Sargentos e disse que quando estiver em fase de conclusão já se pode realizar o edital e saber quantas vagas serão disponibilizadas “porque não queremos fazer cursos, onde o PM conclui seus estudos e não tem vagas, como ocorreu em comandos passados com o CHOA, CFS.”. Assegurou que em seu comando juntamente com o coronel PM Plínio, o policial termina o curso e será promovido.

Estatistica

Antes das visitas as Unidades Militares o coronel Almeida tomou conhecimento de um relatório estatístico apresentado pela Divisão Operacional do 7º BPM apontando queda no índice de crimes nas localidades. De janeiro a junho de 2021 foram efetuados 2.596 atendimentos, 45 armas de fogo apreendidas, 438 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO’s) confeccionados, 41 veículos recuperados, 43 foragidos recapturados, apreensão de 125  quilos de entorpecentes.  

Comparando o primeiro semestre de 2020 com o de 2021, o relatório apontou uma queda significativa nos crimes contra o patrimônio, os roubos diminuíram de 203 para 90, ou seja, uma redução de 56%, e os furtos também caíram mais de 18% - de 532 para 435. Os crimes de homicídio retraíram em 48%, no período analisado, em 2020 foram registrados 31 e em 2021, 16.

Fotos sargento PM Raicinaluz Coeli

Texto: jornalista Lenilson Guedes e soldado Dos Anjos

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook