Andando pelas Picadas – Arte e Vida da artista plástica Rita Queiroz
Segundo a artista, o livro tem potencial para gerar interesse em um amplo público incluindo artistas, gestores culturais, professores, jornalistas, ambientalistas, historiadores, pesquisadores, entre outros
Andando pelas Picadas – Arte e Vida da artista plástica Rita Queiroz. Este é o título do livro que será lançado, provavelmente em abril, por Rita Queiroz. Ele faz parte do projeto que atende ao edital nº 86/2020/Sejucel-Codec 1ª edição Marechal Rondon do edital de chamamento público para publicação e difusão de expressões culturais da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).
O projeto consiste na elaboração e publicação de um livro inédito impresso sobre a artista plástica rondoniense Rita Queiroz para distribuição gratuita em escolas públicas, universidades, bibliotecas, centros de cultura, fundações e associações de cunho cultural e museus do Estado de Rondônia.
A iniciativa do governo, baseada na lei Aldir Blanc, uma vez que o projeto tem como fonte principal de recursos o governo federal, tem como objetivo fomentar a leitura e aproximar os leitores dos conhecimentos sobre a arte e a cultura rondoniense, promover a difusão de expressões culturas no âmbito das artes plásticas, democratizar o conhecimento por meio da distribuição gratuita dos livros publicados, atuar como ferramenta para ações educativas e novas iniciativas no campo de projetos sócio culturais e estimular a preservação ambiental e identidade cultural por meio da arte, lendas e folclores populares. Segundo a artista, o livro tem potencial para gerar interesse em um amplo público incluindo artistas, gestores culturais, professores, jornalistas, ambientalistas, historiadores, pesquisadores, entre outros, mas o alvo principal é população em idade escolar, em especial jovens.
De acordo com o edital da Sejucel, o projeto trata da publicação de um livro sobre a artista plástica rondoniense, pioneira no movimento cultural do Estado desde a década de 70, que se tornou uma personalidade de grande notoriedade, reconhecida e premiada pelos seus trabalhos que sempre revelam grande preocupação com a preservação e valorização da cultura regional. “Não é uma biografia, mas o relato de minhas experiências ao longo de mais de 40 anos de dedicação às artes”, declara Rita Queiroz. Segundo ela, que está trabalhando incansavelmente para atender o prazo da Sejucel, e a previsão para o lançamento é abril. O livro terá textos e ilustrações de suas obras. “Estou preocupada em fazer um trabalho bonito e agradável para que as pessoas tenham prazer em manusear”.
Andando pelas Picadas – Arte e Vida da artista plástica Rita Queiroz, certamente vai confirmar a importância que a artista tem para o cenário cultural não só de Rondônia, mas para o país. E a publicação de um livro inédito sobre sua jornada como artista plástica, contribuíra para a preservação da memória e patrimônio cultural da Amazônia.
Custos com e-CPF exigido pelo Detran-SP deve ser dividido entre autoescolas e instrutores
O documento é necessário para acessar o sistema e se cadastrar no órgão
Banco é condenado por pressionar caixa a trocar atestado e voltar ao trabalho
Ele retornou, apresentou atestado médico com menos dias e trabalhou com infecção grave de garganta
Empresa é responsabilizada por acidente de táxi que vitimou preposta
Ela retornava de audiência em serviço contratado pela empresa
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook