Aneel mantém tarifa de bandeira amarela para março
Agência explica que reservatórios estão com volume baixo volume
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou ontem (26) que a bandeira tarifária permanecerá amarela no mês de março. Dessa forma, o consumidor pagará R$1,343 para cada 100kWh utilizados.
Em nota, a agência explicou que os reservatórios das hidrelétricas estão com volume reduzido, embora tenham ocorrido chuvas recentes nas bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN). O valor extra das bandeiras é usado para custear o acionamento das usinas termelétricas, que custam mais para gerar energia.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês) e o preço da energia (PLD).
As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior e a verde, o menor.
A agência recomenda que, diante da cobrança da tarifa amarela, os consumidores façam uso consciente dos aparelhos elétricos e evitem o desperdício de energia.
Cartilha lista cuidados para retomada das aulas presenciais
Salas devem ter circulação de ar e alunos devem manter distância
Toffoli considera ilegal defesa da honra em casos de feminicídio
Ministro considerou tese inconstitucional
Norte do país aumenta quantidade de chuvas, mas tem alta de temperatura neste sábado (27)
A temperatura mínima na região pode ser de 18ºC e a máxima de 36ºC
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook