Anvisa deve informar, em 48 horas, motivação para a suspensão dos testes da CoronaVac
A decisão é do ministro Ricardo Lewandowski, relator de quatro ações sobre a vacinação contra a Covid-19
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preste, em 48 horas, informações sobre os critérios utilizados para proceder aos estudos e experimentos referentes à vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, e sobre o estágio de aprovação desta e das demais vacinas contra a Covid-19. A determinação levou em conta a recente decisão da agência, responsável pela concessão de registro dos imunizantes disponibilizados ou comercializados no País, de suspender os testes da vacina, conhecida como CoronaVac.
A decisão foi tomada nas Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs 754 e 756). O ministro, que também é relator de outras duas ações ajuizadas por partidos políticos sobre a vacinação da população contra a Covid-19, destacou o relevante interesse público e coletivo discutido nas ações e a disposição constitucional (artigo 196) de que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco à doença e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
As ações foram ajuizadas depois que o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou que a vacinação contra a Covid-19 não será obrigatória no Brasil e que o país não irá adquirir a CoronaVac. Entre os pedidos formulados estão o de que o STF fixe a orientação de que compete aos estados e aos municípios determinarem a realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas no combate à pandemia da Covid-19 e de que o governo assine protocolo de intenção de compra da 46 milhões de doses da vacina, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde.
Atuação de reeducandos em diversas frentes de trabalho é destaque
O Governo de Rondônia desenvolve importantes atividades na área do Centro de Ressocialização Jonas Ferreti, do Município de Buritis, onde atua com a participação ativa de 42 apenados em várias frentes de trabalho
Anvisa atualiza requisitos para rótulos de suplementos alimentares
Medida foi publicada hoje no Diário Oficial
Colégio Sapiens abre inscrições para Concurso de Bolsas de até 100%
As inscrições deverão ser feitas nos horário de 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, e no horário de 8h às 12h aos sábados, até o dia 25 de novembro de 2020 em algumas das duas unidades do Colégio Sapiens
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook