Após 40 anos de dedicação ao MPRO Procurador de Justiça Jackson Abílio de Souza se aposenta do cargo
Além de sua atuação no MPRO, Jackson Abílio também contribuiu para a formação de novos profissionais

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) anunciou nesta segunda-feira (21/4) a aposentadoria voluntária do Procurador de Justiça Jackson Abílio de Souza, após 40 anos de dedicação à Instituição. Jackson, natural de Diamante, Paraíba, se aposenta aos 75 anos.
Carreira no MPRO
Jackson Abílio de Souza, graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba em 1975, iniciou sua carreira no MPRO no dia 2 de janeiro de 1985, quando tomou posse como Promotor de Justiça. Em 1997, foi promovido a Procurador de Justiça, pelo critério de merecimento. Durante sua trajetória, atuou como Conselheiro no Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) entre 2002 e 2003.
Contribuições Acadêmicas
Além de sua atuação no MPRO, Jackson Abílio também contribuiu para a formação de novos profissionais. Ele foi professor de Direito Processual Penal na Universidade Federal de Rondônia, onde compartilhou seu conhecimento com os alunos.
Legado e Aposentadoria
A aposentadoria do Procurador de justiça Jackson Abílio de Souza marca o fim de uma longa e exemplar trajetória dedicada à carreira no Ministério Público de Rondônia, com compromisso ao serviço público.
O Procurador-Geral de Justiça (PGJ) Alexandre Jésus de Queiróz Santiago, ressalta a dedicação às funções ministeriais e de docência do Membro. “Ao meu eterno mestre, registro meu especial carinho, minha admiração, meu apreço, minha referência para ingressar na carreira, ao lado de outros grandes. As aulas de processo penal sempre foram únicas, Doutor Jackson; seus pareces, peças de requinte literários; suas falas, fontes de reflexão e risada, indo da gravidade do tema ao humor mais pitoresco. Hoje, como PGJ, em nome da Instituição, devoto-lhe nossa gratidão por toda sua trajetória. Muito obrigado por tudo!”, destaca.
Fiéis lotam Catedral da Sé em missa para homenagear papa Francisco
Missa foi celebrada pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer
Inscrições para o Encceja 2025 começam nesta segunda-feira
Provas estão marcadas para o dia 3 de agosto
Anderson Benvindo apresenta Igapós no Espaço Alternativo
Projeto Sol Nascente estreia com performance gratuita que propõe novas relações entre cidade, som e território amazônico
Comentários
Na minha opinião, um excelente exemplo de dignidade, honradez e profissionalismo, além da peculiar simplicidade. Jackson Abílio deixará um legado inestimável ao Ministério Público de Rondônia e ao mundo jurídico de nosso estado. Um grande abraço ao meu amigo Jackson!!!!
Cidadão honrado!!!
Ser humano e profissional incrível: inteligente, acolhedor, humilde e de elevada empatia.
Jackson Abílio é um grande Professor. Era impossível sair de suas aulas sem ter aprendido muito. O bom humor sempre foi uma marca de Jackson Abílio. Não sei se ele vai se aposentar também da UNIR, mas qualquer ambiente que deixe de ter a presença desse paraibano ilustre perde muito. Além do conhecimento jurídico, era um gigante na literatura e sempre tinha um bom texto para recomendar. Recebia a todos com uma característica hoje infelizmente rara: a humildade. Parabéns ao grande Mestre! Aproveite seu descanso!
Parabéns mestre!
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook