Apresentação do Campus Ji-Paraná é premiada na Mostra Tecnológica do Connepi 2022
Para os pesquisadores do IFRO, a interdisciplinaridade na execução do projeto proporcionou contato com diversas áreas do conhecimento, como antropologia, história, ciência da computação, comunicação, sistemas de informação, geografia, entre outros
O projeto “Tecnologias de impressão 3D aliadas ao processamento geográfico de terras indígenas de Rondônia”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas na Amazônia (Getea) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, foi um dos projetos premiados na Mostra Tecnológica do Congresso Norte e Nordeste de pesquisa e Inovação (Connepi 2022), que ocorreu entre os dias 26 e 29 de setembro, em Porto Velho (RO).
O projeto é coordenado pela Professora Lediane Fani Felzke em parceria com o Professor João Eujácio Teixeira Junior, e durante o Connepi foi apresentado pelos bolsistas Thayná Albuquerque Silva, aluna do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, e Matheus Henrique Barbosa Lima, aluno do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A primeira terra indígena impressa em 3D foi a Terra Indígena Igarapé Lourdes, localizada em Ji-Paraná, em que residem os Povos Karo Arara e Ikólóéhj Gavião. A próxima etapa é entregar um exemplar para as associações indígenas e Fundação Nacional do Índio (Funai), para servir de instrumento gestão territorial, conhecimento dos limites territoriais, altitude, atividades didáticas, tecnologias assistivas e outras diversas possibilidades.
Para os pesquisadores do IFRO, a interdisciplinaridade na execução do projeto proporcionou contato com diversas áreas do conhecimento, como antropologia, história, ciência da computação, comunicação, sistemas de informação, geografia, entre outros. Ainda em execução, o ciclo do projeto 2022 pretende modelar e imprimir a Terra Indígena Uru Eu Wau Wau, que é a maior terra indígena do estado de Rondônia e a terra indígena Sete de Setembro.
“Para a impressão, usamos softwares gratuitos como metodologia. A proposta é ofertar esse serviço para outros interessados, outras comunidades indígenas, outra unidades de conservação e que possa ser instrumento de promoção de conhecimento. Mas nada disso seria possível sem os editais de fomento à pesquisa publicados nos últimos anos no Instituto Federal, para aquisição dos insumos e bolsas de estudo”, pontuou a professora Lediane.
Premiação na Mostra Tecnológica
Durante a cerimônia de encerramento do Connepi, realizada no dia 29 de setembro, no Teatro Estadual Palácio das Artes, foi entregue a premiação dos melhores trabalhos apresentados na Mostra Tecnológica (presencial).
O trabalho “Tecnologias de impressão 3D aliadas ao processamento geográfico de terras indígenas de Rondônia” do IFRO, Campus Ji-Paraná, foi premiado com a 3ª colocação. “Agradecemos ao Connepi por poder difundir os trabalhos que estamos realizando e a gente espera que essa ideia se propague cada vez mais e se aplique em outras regiões”, disse a bolsista Thayna Albuquerque Silva, durante a premiação.
Nota do Campus no Enade coloca o Curso de ADS em 1º lugar
O curso recebeu conceito 4, de uma escala que vai de 1 a 5, apontando um rendimento considerado superior à média
Prefeitura monta academias de ginástica ao ar Livre
Aparelhos de aço inox foram instalados em cinco espaços públicos de Ji-Paraná
Cras Jardim dos Migrantes comemora Dia das Crianças no CTPM VI
60 crianças são acompanhadas pelo SCFV desde abril de 2022
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook