APRON alerta sobre risco à carne bovina e pede redução do ICMS em RO
Setor aguarda decisão da Assembleia Legislativa diante de risco real de queda na arroba, perda de empregos e instabilidade na cadeia produtiva
A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) protocolou na Assembleia Legislativa (ALE-RO) uma manifestação institucional alertando para o risco de embargo à carne bovina rondoniense, diante da elevada dependência do mercado chinês, e reforçando a urgência na aprovação da proposta que reduz o ICMS do gado em pé para abate de 12% para 4%.
O documento foi construído em conjunto com a Câmara Setorial da Carne. A entidade destaca que a China concentra a maior parte das exportações de carne do estado, o que amplia a vulnerabilidade do setor a eventuais barreiras comerciais.
Para o presidente da APRON, Adélio Barofaldi, a medida tributária é estratégica para proteger toda a cadeia produtiva. “Rondônia precisa de instrumentos de defesa econômica. A redução do ICMS cria alternativa de mercado, ajuda a reequilibrar a oferta e protege o produtor, a indústria e os empregos no estado”, afirmou.
O coordenador da Câmara Setorial da Carne, Edson Afonso, destacou que a proposta é resultado de diálogo técnico e institucional. “Estamos tratando de equilíbrio de mercado. Sem essa medida, o excesso de oferta interna pressiona a arroba, compromete a renda do produtor e coloca em risco a própria indústria frigorífica”, explicou.
Segundo a APRON, a redução do ICMS permitirá maior circulação de animais, reduzirá distorções de preço e funcionará como mecanismo preventivo diante de possíveis restrições externas. A entidade defende que a proposta seja apreciada com urgência pela Assembleia Legislativa para garantir competitividade, estabilidade e segurança econômica à pecuária rondoniense.
MPRO obtém condenação na operação 'Fim de Carreira'
A Operação Fim de Carreira foi deflagrada em sua fase ostensiva em 29 de novembro de 2023 pela Polícia Federal, oportunidade em que foram cumpridos mais de 62 (sessenta e dois) mandados judiciais
Cursos profissionalizantes iniciam no Pró-Moradia Leste I
Ações do Projeto de Trabalho Social promovem qualificação profissional, cidadania e desenvolvimento humano
Tecnologia facilita pagamento do IPTU em Porto Velho
Ferramentas digitais reduzem burocracia e agilizam o pagamento do imposto




Comentários
E tudo blá blá e só comprar carne de fora ou baixe os preços que esta um absurdo só viver chorando não estão nem ai prós rondonienses
Conversa este velho aí falou na época do bostonario sobre o aumento da gasolina e disel que os expostos era muito alto por isto que não tinha como abaixar estes enpresarios só pensa neles .
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook