Artigo: “Covid-19: comerciantes devem ter desconto de IPTU em razão da pandemia”, por Breno de Paula
O IPTU é um imposto de competência dos municípios que incide sobre a propriedade predial e territorial urbana
O IPTU é um imposto de competência dos municípios que incide sobre a propriedade predial e territorial urbana; tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do município (artigos 32 a 34 do CTN).
A faculdade conferida pelo Código Civil ao proprietário de usar, gozar e dispor, desde que cumprida a sua função social, revela que ele tem o direito pleno sobre a coisa, cuja prerrogativa é de explorá-la em proveito próprio, podendo tirar toda utilidade e proveito possível da coisa.
Todavia, como é de conhecimento de todos, em razão da pandemia sanitária da Covid-19, os estabelecimentos comerciais de todo o país não estão com disponibilidade plena de seu imóvel, assim inexistente o fato gerador.
Para melhor compreensão, é imperioso consignar que os estabelecimentos comerciais tiveram seus alvarás de funcionamento suspensos e estão proibidos de exercer plenamente suas atividades, em decorrência da crise sanitária extraordinária deflagrada pela OMS.
Diante dessa indisponibilidade, ficam os estabelecimentos comerciais impossibilitados de exercer o direito da plena posse do bem, ou seja, foi cerceado seu direito de uso, gozo e dispor do imóvel por ato do poder público.
Portanto, restou descaracterizada a obrigação tributária por inexistência do fato gerador do IPTU. O proprietário, sem todos os elementos da propriedade, não é contribuinte do imposto.
Nesse diapasão, inexiste dever jurídico tributário do IPTU ante a inexistência do fato gerador do imposto.
É o correto, é o justo.
Jogadores protestam em vídeo contra redução de 50% da multa rescisória
Atletas querem ser ouvidos sobre proposta em trâmite no Congresso
Ministro diz que pandemia não será salvação para inadimplentes
Tarcísio de Freitas participou de debate virtual promovido pelo TCU
Povos indígenas pedem fundo de emergência para combater coronavírus
Líderes alegam que comunidades estão ameaçadas pela covid-19
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook