Asfalto “casca de ovo”
E, por incrível que pareça, ainda tem gente que aplaude esse tipo de iniciativa
Um problema extremamente grave, mas que parece não incomodar nem um pouco políticos e administradores da coisa pública espalhados pelos quatro cantos do Brasil. Trata-se da questão do saneamento básico, ou melhor, da sua ausência. Entra governo, sai governo, e muito pouco ou quase nada se tem produzido nesse importante setor, apesar de ser uma responsabilidade dos gestores municipais e um direito da população assegurado na Constituição Federal e na Lei nº. 11.445/2007, mas conhecida como “Lei do Saneamento Básico”.
Ao contrário do que muitos imaginam, saneamento básico vai muito além de tratamento de água e esgoto. É uma questão de saúde e qualidade de vida. Por mais óbvio que pareça, não custa realçar que saneamento básico reduz o número de internações, a transmissão de várias doenças e a mortalidade infantil. Os números falam por si sós.
Infelizmente, na hora de preparar os orçamentos, os valores reservados para as obras de saneamento básico são ínfimos, tornando pior o que já é ruim. Investe-se mais em asfalto “casca de ovo”, que não resiste a primeira enxurrada, do que mesmo na melhoria de serviços públicos essenciais à vida da população. E, por incrível que pareça, ainda tem gente que aplaude esse tipo de iniciativa.
Enquanto as obras de saneamento básico, no Brasil, não comporem o mosaico das preocupações de políticos e dirigentes públicos, o país continuará ostentando vergonhosos índices de desenvolvimento humano. Não sem motivo, patinamos e permanecemos, desde 2007, na vergonhosa 85ª posição no ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU (Organização das Nações Unidas).
Edital de convocação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) e Assembleia Geral Ordinária (AGO)
A Assembleia Geral Extraordinária realizar-se-á em primeira convocação às 19.00h, com a presença de 2/3 dos associados, em segunda convocação às 19.30h, no mesmo dia e local
Obesidade e sobrepeso entre os idosos crescem de 2006 a 2019
Estudo analisou dados de mais de 200 mil brasileiros
Idosos comemoram o sucesso da primeira edição do Miss e Mister Terceira Idade do Viver Ativo
Evento faz parte da estratégia de promoção ao bem-estar e saúde para idosos assistidos pelo projeto
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook