Assembleia Legislativa debate crise frigoríficas no estado durante Audiência Pública em Ariquemes
Geraldo da Rondônia diz que idéia é buscar de alguma forma ações que possam dar garantia do mercado
Foto: José Hilde-Decom
Através de iniciativa do deputado Geraldo da Rondônia, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realiza nesta quinta-feira (29), em Ariquemes, Audiência Pública para debate e diagnóstico das condições de funcionamento das industrias frigorificas e lácteas dentro do estado.
O evento terá como ênfase as problemáticas que levaram o fechamento, ou seja, encerramento de diversas unidades dentro do estado, causando aumento principalmente na taxa de desemprego.
Segundo Geraldo da Rondônia, o objetivo da realização da audiência é “buscar de alguma forma ações que possam dar garantia do mercado, com valores competitivos, no que diz respeito a modernização de regras e ações fiscais, com garantias ao empregador e funcionários de todo o ciclo produtivo”.
“Em Ariquemes dois grandes frigoríficos encerraram atividades, o Marfrig – média de 865 funcionários desempregados e o JBS Ariquemes – média de 300 funcionários desempregados. Sem considerar outros empreendimentos que não conseguiram iniciar atividades” mencionou o parlamentar, que citou ainda o fechamento de uma unidade do Marfrig em Chupinguaia, que demitiu uma média de 600 funcionários. Com o fechamento desta unidade o município deixou de arrecadar R$ 1.476.511,79.
Em Rolim de Moura, o JBS também suspendeu as atividades, com demissão de 360 funcionários.
“Rondônia possui uma pecuária forte com um rebanho bovino que passa a casa dos 13 milhões de cabeça, com uma exportação de carne in natura em alta, não tendo justificativa para tantos fechamentos de unidades frigorificas. Alguma coisa está acontecendo e precisa ser averiguada. Sem os frigoríficos Rondônia passa a arrecadar menos impostos sobre a circulação de mercadorias”, mencionou o parlamentar.
Números apontam Rondônia como o 7º maior produtor de Leite do Brasil, e o maior da região norte, em que o rebanho leiteiro consiste em 3.454.624. Porém o rebanho de leite caiu em Rondônia 7,8% em comparativo com o ano de 2017 e 2018, consequentemente o leite caiu 7,5%, assim provocando alta do preço do leite em 21,8%.
Entre as questões a serem abordadas na audiência, está a montagem de estratégia de fortalecimento de frigoríficos, laticínios e outros empreendimentos considerando a cadeia produtiva do estado entre carne, leite entre outros derivados.
A audiência está marcada para ter início as 18h, na câmara de vereadores de Ariquemes, sendo aberta a participação de todos.
Moro reclama dos cortes de Guedes e diz que ações da Justiça podem ser inviabilizadas
Ou seja: Moro tem mais motivos para deixar o governo
Situação na Amazônia não está fora de controle, diz ministro da Defesa
Governo federal fez reunião interministerial para discutir incêndios
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook